Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Serra propõe banir cigarro em SP"
Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo, o governador José Serra enviou à Assembléia projeto de lei que bane o cigarro dos ambientes coletivos fechados, públicos ou privados. Se a lei passar, em todo o Estado só será permitido fumar ao ar livre ou em casa. Os deputados devem aprovar a proposta ainda neste ano. A infração à lei pode custar até R$3,2 milhões aos recintos. Não há previsão de multa a fumantes, mas se houver insistência, a lei ordena intervenção policial. A nova lei, no entanto, libera o fumo de pacientes em hospitais sob prescrição médica. Também fica liberado em charutarias, o que abre brecha para bares e restaurantes, por exemplo, classifiquem-se como tabacarias para burlar a lei. Médicos julgam a proposta positiva por, entre outros motivos, evitar danos à saúde de fumantes passivos e incentivar combate ao vício. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes, a proibição será prejudicial ao setor.


O Globo
"Deputado do PT denunciado por chefiar milícia em favela"
O Ministério Público denunciou à Justiça o deputado e policial civil licenciado Jorge Luiz Hauat, o Jorge Babu, o primeiro petista acusado de chefiar uma milícia. Com ele, mais dez foram processados, entre os quais um tenente-coronel da PM. Babu não teve pedida a prisão porque só pode ser detido em flagrante. A sexta reportagem da série Favela S/A revela um total de 180 políticos que transformaram favelas do Rio em currais eleitorais. Entre eles, pelo menos dois – o vereador Jorge Pereira (PtdoB) e sua mulher, a deputada estadual Graça Pereira (DEM) – fazem assistencialismo com recursos da prefeitura. A polícia apresentou Leandrinho Quebra-Ossos, acusado de ser um dos matadores da quadrilha que seria chefiada pelo deputado Natalino, já preso.


O Estado de São Paulo
"EUA crescem acima do previsto e aliviam mercado"
A divulgação de dados sobre a economia dos Estados Unidos aliviou os analistas e mercados. O Departamento de Comércio americano informou que, em termos anualizados, o PIB do país cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2008. A primeira estimativa apresentada pelo governo era de 1,9% e a projeção dos economistas ficava em 2,7%. O movimento foi provocado sobretudo pela ampliação das exportações, mas também porque os consumidores americanos passaram a gastar mais. No primeiro trimestre deste ano, a economia dos EUA tinha crescido 0,9%. No último trimestre de 2007, no auge da crise das hipotecas imobiliárias, o PIB recuara 0,2%. Na avaliação dos economistas, os últimos resultado mostram que começaram a produzir efeito as injeções de dinheiro feitas pelo governo americano na economia. As bolsas americanas, européias e a Bovespa subiram. Análise – E a recessão?

Celso Ming
Agora se vê que depressão de espíritos nem sempre contamina a economia real.

Jornal do Brasil
"Justiça deixa Crivella e Jandira sem Lula na TV"
O TRE do Rio proibiu, em caráter liminar, os candidatos Marcello Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PCdoB) de usarem a imagem ou o áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no rádio e na TV. O pedido foi feito pela coligação de Eduardo Paes (PMDB) e pelo PT de Alessandro Molon. Lula só poderá aparecer nos programas petistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu