Ilhabela

MEC divulga resultado final do Ideb e Ilhabela continua a frente das demais cidades do Litoral Norte

Luciane Teixeira
Litoral Norte - O resultado completo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 foi divulgado na íntegra pelo Ministério da Educação (MEC) ontem. Desta forma, escolas, estados e municípios podem consultar suas respectivas notas.
O indicador é medido com base nas notas de avaliações, como a Prova Brasil - avaliação feita com todos os alunos das escolas públicas de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental - e resultados de evasão escolar e de aprovação. O conceito vai de 1 a 10, mas a nota 6 foi identificada como a que representa os países desenvolvidos. Portanto, esta é justamente a meta do governo para 2022.Os dados foram divulgados no site do órgão (
www.ideb.inep.gov.br) e a data da última atualização foi no dia 21.
No Litoral Norte, Caraguatatuba atingiu o conceito 4,9 (nas séries iniciais - 1ª a 4ª) e 3,7 (nos anos finais do ensino fundamental – 5ª a 8ª). Ilhabela continua se destacando nos índices, atingiu 5,4 em 2007, nos anos iniciais do ensino fundamental. São Sebastião atingiu 4,5 (séries iniciais) e 4,1 (nas finais). Ubatuba ficou com 4,3 e 4,5 respectivamente.

Em 2006, os resultados do Ideb apontaram a nota 5,0 para Ilhabela, a segunda maior dentro do Estado de São Paulo. Caraguatatuba obteve a nota 4,4 e, Ubatuba e São Sebastião, empataram com a mesma nota (4,1).

Histórico

Os números preliminares do Ideb foram divulgados em 21 de junho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC. Na época, o MEC reconheceu alguns erros – o que levou a queda do índice em algumas localidades. Por conta deste motivo, o órgão foi obrigado a abrir um prazo (de 23 de junho a 11 de julho) para que os administradores das redes de ensino solicitassem as correções necessárias.
Por causa disso, das cerca de 38,6 mil escolas de nível fundamental, em que as séries iniciais foram avaliadas, 689 delas, ou seja, 1,8% das escolas, tiveram as notas modificadas. Isso ocorreu em 28 municípios e dois estados, segundo informações do MEC.
Entre as escolas de nível fundamental com séries finais avaliadas, 603 tiveram notas alteradas, em 31 municípios e três estados. Foram avaliadas 27,8 mil instituições com séries finais do ensino fundamental. No total, 49.718 escolas, 5.553 municípios e 27 unidades da federação tiveram seus índices calculados em 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu