Energia

Angra 2 entre as melhores usinas do mundo

Daniel Mazza Ramos
Angra 2 apresentou uma performance de destaque no ranking elaborado pela Wano (World Association of Nuclear Operators), estando acima da média em oito dos 13 parâmetros usados para comparar o desempenho de usinas do tipo PWR – Siemens/KWU, que além das alemãs inclui Borselle na Holanda, Goesgen na Suíça e Trillo na Espanha. Os números referem-se aos últimos 36, 24, 18 e 12 meses e foram divulgados em agosto. Em três dos índices, a usina brasileira apresentou a melhor performance em sua categoria. O objetivo do acompanhamento da Wano é avaliar o grau de disponibilidade e de segurança das usinas em todo o mundo e, também, indicar eventuais necessidades de ajustes para uma melhoria geral do desempenho. A entidade desenvolveu um conjunto de indicadores específicos para cada tipo de usina, cujo modo de cálculo é padronizado para possibilitar a comparação. A avaliação dos índices é feita mensalmente pelas operadoras e enviada para a Wano, que estabelece metas para o programa que, geralmente, são a média dos valores obtida nos últimos 36 meses.
Em relação ao ítem segurança industrial, Angra 2 esta no grupo com melhor performance em todos os períodos avaliados. Quando se trata de eventos envolvendo a rede elétrica externa, a usina também obteve os melhores indicadores de desempenho nos últimos três anos. Segundo Antonio Carlos Mazzaro, superintendente de Angra 2, os resultados positivos são conseqüência de um trabalho contínuo, com ênfase na área de segurança integrada.
Dos cinco indicadores em que Angra 2 ficou abaixo da média no período de 36 meses, em três (Performance do Sistema de Injeção de Segurança, Performance dos Geradores Diesel e Indicador Químico) as ações de melhoria já surtiram efeito e já estão acima da média nos períodos de 12 e 18 meses. Os índices de Taxa de Paradas Forçadas e Desligamento Automático, porém, ainda estão abaixo da média. Para melhorar esses índices, a Eletronuclear está dando ênfase ao programa de manutenção preventiva e preditiva, além da modernização de equipamentos, utilizando a experiência operacional de outras usinas. A expectativa da empresa é que, nestes dois últimos quesitos, Angra 2 atinja a média ou fique acima dela até o final deste ano.

Os indicadores da Wano são os seguintes:

Fator de Disponibilidade
Perda de Disponibilidade Não-Planejada
Taxa de Perda Forçada
Desligamento Automático
Performance do Sistema de Injeção de Segurança - JND
Performance do Sistema de Água de Alimentação de Emergência - LAR
Performance dos Geradores Diesel
Índice de Confiabilidade do Combustível
Indicador Químico
Exposição Coletiva à Radiação
Número de Acidentes Industriais – pessoal próprio
Número de Acidentes Industriais – pessoal contratado
Perdas em Função da Rede Elétrica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu