Baleia




Prefeitura Municipal e Aquário de Ubatuba iniciam resgate de ossada de baleia Jubarte

Aquário de Ubatuba

Há cerca de 8 anos, o encalhe de uma baleia morta de 16 metros em Ubatuba se transformou literalmente em um grande problema. O mau cheiro e a dificuldade de dispor da carcaça do animal geraram polêmica e prejudicaram o comércio na região da praia grande.
Agora, a Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Obras e da Emdurb) e o Aquário de Ubatuba resolveram dar um final feliz a este episódio e se uniram na empreitada de resgatar a ossada, visando sua exposição ao público na praça Alberto Santos que está em reforma atualmente.
“Este tipo de patrimônio, quando devidamente valorizado, se transforma em um monumento e em uma nova atração turística para a cidade, sem falar em seu inestimável valor científico e educacional.”, diz o oceanógrafo Hugo Gallo, diretor do Aquário , que deverá orientar tecnicamente o trabalho.
Segundo Gallo, o animal era uma fêmea da espécie Jubarte já adulta, espécie que encontra-se entre as mais ameaçadas de extinção no planeta. Segundo ele, “outro benefício da exposição ao público desta ossada é o de as pessoas saberem que estes animais também podem ser vistos em nosso litoral, um dos mais belos e preservados do país.”
A motivação para o início dos trabalhos, partiu do fato deque a PMU está iniciando obras de urbanização da praia grande e a retirada do esqueleto seria dificultada e mais onerosa no futuro, pela necessidade de romper o calçamento que será instalado na rua marginal à praia, onde a mesma está enterrada.
O trabalho deve ser realizado em 3 etapas, sendo uma primeira de prospecção visando confirmar a localização da ossada e o estado dos ossos, quando a maior parte do solo arenoso é retirado com a máquina. Na segunda etapa, deveremos localizar o esqueleto em um eixo e iniciar a retirada e catalogação do material manualmente. ”Esta etapa é muito importante, pois ela sendo bem realizada facilita todo o processo posterior de montagem” diz Gallo.

Após a retirada dos ossos , os mesmos serão transportados para local apropriado, limpos , tratados e depois disso estão prontos para a última etapa: a montagem na praça.
Os trabalhos deverão ser concluídos nesta quinta-feira, 7 de Agosto.
Informações/contatos: 12 3832 13 82/7812 1879

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu