Angra 3

Programa Nuclear Brasileiro é apresentado ao Presidente Lula

Gloria Alvarez
O Presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, como Secretário-Executivo do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, criado pelo Decreto de 2 de julho de 2008 e formado por 11 Ministros de Estado, apresentou ao Presidente Lula, em reunião realizada no Palácio do Planalto dia 18 de agosto, os objetivos e metas propostos para a retomada do desenvolvimento do Programa, que abrange os setores de energia (usinas nucleares), defesa (propulsão naval de submarinos), produção de combustível nuclear (prospecção mineral, mineração, conversão e enriquecimento de urânio), aplicações nucleares (medicina, indústria, agricultura e P&D), juntamente com o gerenciamento de rejeitos radioativos e o licenciamento, controle e fiscalização da segurança e impacto ambiental das instalações nucleares.
No setor de energia, para atender ao Plano Decenal de Energia - PDE 2007/2016, a Usina Angra 3 (1.400 MW) deverá entrar em operação em 2014, concluindo assim a implantação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis – RJ.
Já para atender ao Plano Nacional de Energia - PNE 2030 será preciso que o sistema elétrico brasileiro tenha mais 4.000 MW nucleares (ou seja, quatro usinas de 1000 MW), sendo 2.000 MW no Nordeste e 2.000 no Sudeste. A possibilidade de acréscimo de mais 2.000 MW nucleares (duas usinas de 1000 MW adicionais) também será considerada conforme a evolução futura da necessidade de expansão da oferta de eletricidade no Sistema Interligado Nacional.
Em setembro de 2008 será iniciada a preparação do canteiro de obras da Usina Angra 3, isto é, a execução de concretagem de regularização e impermeabilização do terreno para receber as fundações dos edifícios que a compõem. O início da concretagem da laje de fundação do edifício do reator, “marco zero” que caracteriza o efetivo início da construção, está previsto para o dia 02 de abril de 2009. Os investimentos para a conclusão de Angra 3 somam R$ 7,3 bilhões, sendo 70% deles feitos na indústria nacional de bens e serviços.
A seleção de local para implantação da Central Nuclear do Nordeste deverá ser iniciada já em outubro deste ano. Em 2010 será iniciada a seleção de local para a Central Nuclear do Sudeste. Note-se que “Central Nuclear” é a denominação de um conjunto de usinas nucleares para geração de energia elétrica. Os locais para essas duas centrais nucleares serão selecionados de forma a possibilitarem a implantação de até seis usinas em cada um. Uma Central completa, com seis usinas de 1.000 MW corresponde à capacidade de geração de ½ Itaipu. No horizonte de planejamento 2030, serão implantadas duas usinas na Central do Nordeste e duas na Central do Sudeste, conforme o cronograma:

2019: início da operação da primeira usina da Central Nuclear do Nordeste;
2021: início da operação da segunda usina da Central Nuclear do Nordeste;
2023: início da operação da primeira usina da Central Nuclear do Sudeste;
2025: início da operação da segunda usina da Central Nuclear do Sudeste.

O investimento (custos da engenharia, aquisição de componentes e construção) nessas novas centrais é estimado em torno de R$ 6 bilhões por cada usina de 1.000 MW.
Gloria Alvarez
Coordenadora de Imprensa da Eletronuclear
Contatos.: 21 2588.7606 / Cel. 9642.9910
E-mail: galvarez@eletronuclear.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu