Manchetes do dia

Sexta-feira, 04 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Apagão da Telefônica corta serviços em SP"
Uma pane na rede da Telefônica provocou um apagão da internet no Estado de São Paulo, deixando sem conexão residências, distritos policiais e órgãos públicos. Empresas de todos os portes, incluindo bancos, tiveram suas transmissões de dados afetadas. A Telefônica é a maior provedora do Estado, com 68% do mercado. As falhas começaram há dois dias, quando o Speedy, ferramenta de acesso à internet rápida da Telefônica, parou de funcionar, possivelmente por sobrecarga. No final de 2007, o Instituto de Defesa do Consumidor testou os serviços do Speedy com o comitê Gestor da Internet e verificou que o sistema era instável. A Anatel abriu investigação. Segundo a agência, a Telefônica terá de deduzir da assinatura dos usuários valor proporcional ao tempo de interrupção do serviço. Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, pediu desculpas aos 2,4 milhões de assinantes do Speedy. Segundo ele, a falha foi grave e rara.


O Globo
"Desnutrição infantil cai 46% no país e 74% no Nordeste"
Entre 1996 e 2006, o Brasil conseguiu reduzir quase à metade os principais índices que medem o impacto da pobreza sobre a saúde das crianças. A desnutrição infantil crônica diminuiu 46% nesses dez anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), divulgada ontem pelo Ministério da Saúde em Brasília. Na Região Nordeste, a redução chegou a 74%. No mesmo período, a taxa de mortalidade infantil caiu 43,5% no país. A desnutrição infantil aguda, que pode levar à morte, caiu 13% e foi considerada erradicada pelo professor Carlos Augusto Monteiro, da USP, autor do estudo. Agravaram-se, porém, os problemas de excesso de peso entre as mulheres. A parcela de mulheres obesas saltou de 9,7% para 16% (+ 64%).


O Estado de S. Paulo
"Pane na Telefônica paralisa serviços públicos essenciais"
Uma pane nos equipamentos da Telefônica, que começou às 22 horas de quarta-feira e até ontem à noite não estava diagnosticada, cortou o acesso à internet em 407 municípios paulistas. Serviços públicos municipais estaduais foram paralisados na capital. A Polícia Civil, o Detran e o Poupatempo trabalham com limitações durante todo o dia. Empresas privadas, bancos e residências também ficaram sem conexão. A Telefônica tem 2,2 milhões de assinantes do serviço Speedy - um quarto das conexões de banda larga do País -, mas não foi calculado o número de prejudicados. A Agência Nacional de Telecomunicações não definiu ainda que punições a empresa pode sofrer pelo transtorno causado. O Procon deu 24 horas para a companhia explicar o que ocorreu. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a Telefônica deverá por lei, abater da mensalidade dos assinantes o período em que o serviço ficou indisponível.


Jornal do Brasil
"Faculdade e mais salário para os policiais do Rio"
O Ministério da Justiça anunciou dois programas para ajudar o Rio a sanear as polícias Civil e Militar. Um deles permitirá, aos 45 mil integrantes das duas corporações, ingressar em curso universitário voltado para segurança pública, com bolsas de estudo de R$ 400 somadas aos salários. O outro aplicará R$ 17 milhões num sistema informatizado destinado a identificar as impressões digitais de policiais que retirarem armas de repartições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu