Manchetes do dia

Terça-feira, 01 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"BCs alertam para "ponto crítico" da economia global"

Relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS na sigla em inglês), uma espécie de banco central dos bancos centrais, sediado na Suíça, afirma que o mundo vive hoje a maior turbulência financeira desde a Segunda Guerra e que a união de desaceleração econômica e inflação está empurrando para um "ponto crítico" a economia global. Segundo o relatório "inovação no mercado financeiro, frouxa regulamentação interna e externa e fáceis condições monetárias globais por um longo período nos levaram à atual situação adversa". O texto atribui parte da culpa pela crise aos próprios bancos centrais, por não terem tomado medidas para evitar o surgimento da bolha de crédito. Para o BIS, países emergentes como o Brasil devem aumentar as taxas de juros e permitir a valorização de suas moedas para deter o contágio inflacionário. A "inflação do euro" bateu em 4%, a mais alta desde que os dados começaram a ser coletados em 1997. Em reunião depois de amanhã, o Banco Central Europeu deve elevar os juros.

O Globo
"Inflação derrota todas as aplicações em junho"

O investidor que pretendia proteger o seu dinheiro da inflação não conseguiu. Nenhuma aplicação financeira ganhou do Índice Geral de Preços ao Mercado(IGP-M), que ficou em 1,98% em junho e acumula 6,82% no ano. O mercado de ações foi o que mais perdeu. A Bolsa de Valores de São Paulo teve queda de 10,43% no mês. Os fundos FGTS Vale e Petrobras perderam 12,26% e 7,37%, respectivamente. Os fundos DI renderam apenas 0,76%. O governo manteve a meta de 4,5% de inflação para 2010.

O Estado de S. Paulo
"CMN decide manter meta"

O Conselho Monetário Nacional fixou em 4,5% a meta de inflação para 2010, a mesma de 2009 e de 2008. O mercado viu nisso um sinal de que o governo espera combater em prazo mais longo o atual surto inflacionário.

Jornal do Brasil
"Caso VarigLog - Juízes decidiram a favor de seu patrão"

O empresário Marco Antonio Audi, afastado da VarigLog, revelou ao JB uma série de suspeitas sobre decisões da Justiça paulista favoráveis ao fundo de investimentos Matlin Patterson, dos EUA. Audi mostra os vínculos entre o advogado José Manuel Arruda Alvim e os juízes José Camargo Magano e Luís Mário Galbetti, seus contratados na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Cita ainda a relação de Alvim com o filho de um desembargador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu