Jazz

Manouches, Roms e Gitanos

Do Blog de Lucia Hippolito
Revendo o delicioso (em muitos sentidos) filme “Chocolate” na TV, mais uma vez me encantei com a música de Django Reinhardt . Puro jazz. Puro?
Django Reinhardt era um cigano manouche nascido na Bélgica em 1910. Tocava banjo, violão e violino (sem dois dedos na mão esquerda, perdidos em um incêndio numa tenda).
(Os três grupos que compunham o povo cigano eram os manouches, os roms e os gitanos – também conhecidos como boêmios.)
Em Paris, juntou-se a um grupo de malucos como ele (um deles seu próprio irmão Joseph), e em 1934 surgiu um conjunto musical que logo se tornou famoso na Europa: “Le Quintette du Hot Club de France”.
Era um conjunto de jazz, uma estética musical inteiramente diferente do que havia por lá, naquela época. Além de Django Reinhardt, outro espetacular músico se sobressaía: Stephanne Grappelli (parisiense apesar do nome), que tocava violino.
Era, realmente, um grupo de jazz diferente. Tocaram juntos até explodir a Segunda Guerra Mundial em 1939, quando estavam em turnê na Inglaterra. Grappelli ficou em Londres, Django Reinhardt retornou a Paris. Só voltaram a se reunir em 1945, no final da guerra.
Django morreu em Fontainebleau, na França, em 1953.
Sua música alegre, complexa, rica pode ser ouvida em composições suas e em gravações de canções de outros compositores.
Quem o conhece, aproveite o fim de semana para ouvir bastante Django Reinhardt . Quem ainda não o conhece, pegue “Chocolate” na locadora e se divirta com o filme.
Ah, de quebra tem Johnny Depp e Juliette Binoche. É ou não é uma verdadeira delícia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu