Coisa antiga

Hieroglifo do século 13 a.C. é descoberto na Síria

da France Presse
Um hieroglifo gravado da época faraônica, que data do século 13 a.C. (antes de Cristo), foi descoberto perto de Damasco (capital da Síria), informou neste sábado a agência oficial síria Sana.
"O departamento de Antigüidades da periferia de Damasco encontrou um hieroglifo a 27 quilômetros a leste da capital, gravado sobre uma pedra basáltica de 70 por 50 centímetros, formando uma estela", segundo a Sana.
"Esse tipo de estela era freqüente na época dos faraós, que a utilizavam para perpetuar uma ocasião ou uma memória", declarou o chefe do departamento, Mahmud Hammud, destacando que o texto remonta ao período de Ramsés 2º (1290-1224 a.C.).
A estela ilustra a perna do rei e, por trás desta, o pé do deus Amón. O nome do rei Amón aparece escrito sob a gravação cuja data é ilegível.
O texto termina com louvores sobre as qualidades do monarca, prática muito comum na época.


Nota do Editor - Louvar as qualidades do rei ainda é comum nos dias de hoje. No Brasil, por exemplo, não há quem não louve as falas inteligentes de nosso lider máximo, Dom Lulo I, aquele que veio para explicar. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu