Angra 3

Exigências do Ibama para Angra 3 vão encarecer tarifa de energia, prevê especialista

Luana Lourenço Repórter da Agência Brasil
Brasília - O especialista em planejamento energético e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasilia (UnB) Ivan Camargo criticou hoje (24) a lista de condicionantes prevista pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para emissão da
licença ambiental prévia da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro. Na avaliação de Camargo, o excesso de exigências vai encarecer o preço final da energia produzida pela usina.
“Todo incremento no custo quem paga é o consumidor final. Evidentemente, essa despesa quem vai pagar somos nós. É uma forma distorcida de criar um imposto, de tornar a energia nuclear ainda mais cara. E o Ministério do Meio Ambiente não pode criar imposto, isso cabe ao Congresso Nacional”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.
De acordo com o professor da UnB, a licença traz muitas exigências “questionáveis”, como a responsabilização da
Eletronuclear pelo saneamento ambiental dos municípios de Paraty e Angra dos Reis e criação de programas de educação ambiental. “Algumas exigências estão ligadas a grandes temas, como saneamento e educação, e isso aí é função do Estado, de certa forma é um jeito de criar um imposto para a energia nuclear”, acrescentou.
Camargo elogiou a condicionante que prevê a destinação definitiva para os resíduos nucleares de alta radioatividade – “é absolutamente correta” – , mas defende que as exigências não sejam maiores que as utilizadas em outros países que adotam a energia nuclear. “É preciso respeitar a tecnologia desenvolvida no mundo, a exigência não precisa ser maior que no resto do mundo, precisa ser compatível; porque toda exigência maior implica em custo”, avaliou.
Leia mais

Comentários

Anônimo disse…
Caro Editor,

Em primeiro assevero q esse cara (ex-secretário) é muito chato... em segundo, não entendo o por quê dele ter tratamento diferenciado da mídia virtual local...? publica-se qualquer besteirol q ele escreve. Dá para perceber q as opiniões dele são frutos de conjeturas e suposições de um tremendo invejoso, q no popular se traduz em "dor de cotovelo". E finalmente, o cara é um leigo em matéria de Direito (Ciência Jurídica), então não tem porque ficar achando isso ou aquilo...
Por isso a esse chato pergunto: Por que não te calas invejoso???
Viva Ubatuba...sem demagogo e sem pelego!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu