Angra 3

Ibama abre polêmica sobre ‘lixo nuclear’ de Angra 3

Do Blog do Josias
Prevê-se para esta quarta-feira (23) o anúncio da concessão da licença ambiental para a retomada das obras, interrompidas há 24 anos, desde 1984.

Há, porém, um problema. O Ibama, órgão que pende do organograma do Ministério do Meio Ambiente, fará nada menos que 61 exigências.

Uma delas foi recebida pelas autoridades energéticas do país como coisa de ecologista radical. Diz-se que é impossível de ser cumprida.

O instituto condiciona o funcionamento futuro da usina à apresentação de uma solução “definitiva” para o tratamento do chamado “lixo nuclear”. É algo que o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), por exemplo, considera absolutamente “descabido”. Lobão alega que nem mesmo os países desenvolvidos –os EUA entre eles—encontraram uma saída para essa encrenca. O Ibama dá de ombros para as ponderações. Ameaça negar, mais tarde, as licenças necessárias para o pleno funcionamento de Angra 3. Chama-se “licença prévia” o documento que será emitido agora. Depois, terão de ser liberados mais dois papéis: a “licença de instalação” e a “licença de operação.”
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu