Ponto de vista

A arte de cultivar inimigos na política

Murillo de Aragão
A escolha dos nossos inimigos deve ser tão criteriosa quanto a escolha dos amigos. Amigos e inimigos não devem ser eleitos ao bel prazer ou desprazer do momento quando se trata de política. Aliás, em política não devemos ter amigos e inimigos. Devemos ter aliados e adversários. Algumas vezes, adversários se tornam amigos, como foi o caso de Luiz Eduardo Magalhães com José Genoíno e Miro Teixeira.
Às vezes, os amigos de sempre – como, por exemplo, José Serra e Luiz Eduardo Greenhalgh – tornam-se adversários políticos, militando em lados opostos. Mais recentemente, há o exemplo da aliança entre tucanos e petistas na disputa pela prefeitura que tem tudo para tornar-se um clássico. A associação entre duas jovens lideranças, já aprovada pelo eleitor (pois, informalmente eles já trabalham juntos há anos), resultou num software administrativo de boa qualidade. Mas até o que dá certo em política acaba prejudicando os interesses de alguém, que usa seu poder para destruí-lo.
A escolha de amigos e inimigos, aliados e adversários é a chave do sucesso na política. Lula sempre escolheu bem. Ao mesmo tempo que atacava as elites e o FMI, sempre conversou bem com o sistema financeiro e nunca deixou de ser alguém confiável para eles. Ao atacar as elites, ia contra algo que é disforme, sem rosto, incompreensível para as massas. Ao investir contra o FMI, agredia o inimigo externo. Aquele que sempre é o responsável pelas nossas mazelas, já que em países como o nosso, a autocrítica é algo praticamente inexistente.
O fato é que o descolamento da amizade da prática política tem a ver com os eixos centrais da prática política moderna. Alguns deles são óbvios: a necessidade de vencer sempre ou de, pelo menos, transformar uma derrota em algum ganho político. Assim, vale tudo. Desde trair amigos e fazer alianças com adversários. Política figadal é barbárie. Política racional também. Uma e outra são absolutamente nocivas. Ainda que indispensáveis nesta altura da vida.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu