Oriente Médio

Presidente do Irã diz que Israel vai "desaparecer do mapa"

TEERÃ (Reuters) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse na segunda-feira que Israel vai logo desaparecer do mapa e que o "poder satânico" dos Estados Unidos está se destruindo, em mais um ataque contra seus arquiinimigos.
Ahmadinejad falou durante um encontro com convidados estrangeiros para marcar o 19o aniversário da morte do aiatolá Ruhollah Khomeini, líder revolucionário iraniano, segundo a ageência de notícias oficial Irna.
"Você deve saber que o regime sionista criminoso e terrorista, que tem 60 anos de saques, agressões e crimes em sua ficha, chegou ao fim de seu trabalho e logo vai desaparecer da cena geográfica", disse.
Falando sobre os Estados Unidos, ele disse que a era de declínio e destruição de seu "poder satânico" já começou. E acrescentou: "O sino já tocou e a contagem regressiva para a destruição do império de poder e riqueza já começou".
A oposição a Israel é princípio fundamental do Irã, que apóia os militantes palestinos contrários às negociações de paz com o Estado judeu.
Em 2005, Ahmadinejad declarou que Israel deveria ser "varrido do mapa" e, com isso, ultrajou a comunidade internacional.
Em abril, um importante comandante militar iraniano disse que seu Exército responderia a qualquer ataque de Israel "eliminando-o". Washington condenou os comentários.
Os Estados Unidos, que romperam os laços diplomáticos com o Irã logo após a Revolução Islâmica de 1979, lideram os esforços para isolar Teerã devido a seu polêmico programa nuclear.
Alguns analistas especulam que Israel ataque o Irã para impedir a continuidade de suas atividades nucleares. O Ocidente suspeita que seu objetivo seja a produção de armas nucleares. O Irã, que não reconhece Israel, insiste que deseja ter tecnologia nuclear somente para a produção de energia.
O Irã, que é também o quarto maior produtor de petróleo do mundo, diz ter desenvolvido mísseis balísticos capazes de atingir Israel e as bases norte-americanas na região.
Washington afirma que quer uma solução diplomática para a disputa nuclear, mas não descarta uma intervenção militar caso isso não dê certo. Teerã insiste que não vai ceder à pressão ocidental. (Reportagem de Hashem Kalantari e Hossein Jaseb)


Nota do Editor - Jogo de palavras, é o que faz o presidente do Irã. Israel pode até desaparecer do mapa, é uma possibilidade que não deve ser descartada, mas conhecendo o poderio militar do Estado Judeu é possivel afirmar que caso isso venha a acontecer não restará pedra sobre pedra no Oriente Médio. Seria mais prático negociar. Mais prático, mais econômico e menos perigoso. O Irã tem razões de sobra para desconfiar das potências ocidentais, mas não será com ameaças que os erros do passado serão consertados. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu