Opinião

A violência no trânsito

Editorial do Estadão
O número de pessoas que morrem a cada ano em acidentes de trânsito nas ruas da cidade de São Paulo aumentou 9,63% entre 2001 e 2007 - de 1.681 para 1.843 vítimas. É a segunda maior causa de mortalidade, entre todas as de origem externa registradas no banco de dados da Secretaria Municipal da Saúde (em primeiro lugar, estão os homicídios).
Para o secretário municipal dos Transportes e atual presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Alexandre de Moraes, o crescimento de 33% da frota de veículos é a principal causa de aumento do total de mortes no trânsito.
No período de seis anos, a malha viária paulistana manteve-se praticamente a mesma, sem qualquer correção de antigas falhas de projetos que atrapalham a circulação e tornam o trânsito cada vez mais perigoso - curvas mal dimensionadas, acessos que provocam gargalos, sinalização ruim, entre outros. Os 17 mil quilômetros de ruas da capital que eram ocupados, em 2001, por 4 milhões de veículos, hoje recebem, diariamente, 5,3 milhões de automóveis, caminhões, ônibus e motos.
Porém, contrariando o secretário de Transportes, especialistas em trânsito explicam que essa maciça concentração de veículos nas ruas e avenidas provoca apenas a redução da velocidade média do tráfego, o aumento dos congestionamentos e, conseqüentemente, diminue as possibilidades de acidentes.
Em entrevista ao Estado, o médico Mauro Taniguchi, coordenador do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade de São Paulo (Pro-AIM), da Secretaria da Saúde, afirma que o aumento dos acidentes se deve ao relaxamento no cumprimento das normas de segurança estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1997. Na época, a capital registrava mais de 1,9 mil mortes ao ano provocadas por acidentes de trânsito. Um ano depois do início da fiscalização para o cumprimento do código, o total de mortes em acidentes de trânsito caiu quase 40%. Porém, no ano passado, as estatísticas mostraram um grave retrocesso que fez São Paulo viver novamente o índice de 12 anos atrás.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu