Opinião

Os problemas do ensino médio

Editorial do Estadão
Apesar de antigo, o debate sobre o currículo mais adequado para o ensino médio, que é oferecido aos adolescentes entre 15 e 17 anos, continua inconclusivo. Alguns pedagogos afirmam que ele deveria preparar os alunos para o mercado de trabalho, especialmente para cargos de nível técnico. Outros defendem a tese de que o ensino médio deveria prepará-los para o vestibular. E há quem afirme, com uma visão humanista, que, além de oferecer estudos com "enfoque vocacional", ele deveria estimular leituras e reflexões críticas, incentivar o desenvolvimento de competências e aumentar a bagagem cultural dos estudantes, preparando-os para as complexidades da vida. Ou seja, ensinando-os a "aprender a aprender".
Por ter um currículo defasado, que não atende satisfatoriamente a nenhuma dessas propostas, o ensino médio vem enfrentando graves problemas, como evasão e déficit de aproveitamento. Só no Estado de São Paulo, onde há 1,8 milhão de estudantes de nível médio, 327 mil teriam abandonado os estudos ou tentado encontrar vaga em escolas profissionalizantes, entre 2004 e 2007. Nas cidades mais pobres das Regiões Norte e Nordeste, o índice de evasão chega a 50%.
Os indicadores de desempenho também são preocupantes. Em São Paulo, segundo os últimos dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), 95% dos alunos da rede pública estadual terminam o ensino médio sem ter conhecimento suficiente de matemática. Muitos não dominam nem mesmo as operações aritméticas, não sabendo converter metro em centímetros ou resolver problemas de subtração de números decimais. O levantamento revela que só 5% dos alunos da 3º série do ensino médio atingem o nível de conhecimento em cada disciplina recomendado pela OCDE. Nas provas de língua portuguesa, onde foi registrado um pequeno avanço entre 2005 e 2007 - o nível médio de desempenho dos estudantes passou de "abaixo do básico" para "básico" -, a situação é considerada pelas autoridades educacionais como "menos pior".
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu