Manchetes do dia

Domingo, 29 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"IR sustenta aumento da arrecadação do governo"
O Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sustentaram a disparada na arrecadação federal, informa Leandra Peres. Ambos foram os que mais aumentaram a participação no bolo tributário de 2004 a 2007. O maior salto percentual na arrecadação total e no volume de recursos veio do IR pago pelas empresas, que cresceu 61,5% no período e somou R$ 71,5 bilhões em 2007.Já as pessoas físicas deixaram 25,1% a mais, totalizando R$ 55,2 bilhões. Em 2004, os impostos recolhidos sobre o lucro das empresas e a renda das pessoas respondiam por 16% da arrecadação. Em 2007, a proporção foi para 20,2%. O que mais puxou a arrecadação das pessoas físicas foram os ganhos com ações. No caso das empresas, a alta se deve principalmente à elevação dos lucros propiciada pelo crescimento da economia. O setor de extração mineral foi o que teve maior alta no recolhimento de tributos, com 746,32% entre 2004 e 2007.


O Globo
"Julgamento do mensalão vai até 2014"
O processo do mensalão, com 39 réus, terá 641 testemunhas de defesa. Cada acusado pôde indicar até oito testemunhas de defesa em cada crime pelo qual responde. Só ex-ministro José Dirceu, processado por cinco crimes, terá 40 testemunhas. E o julgamento pode ir até 2014.


O Estado de São Paulo
"Especialistas advertem para risco de volta da indexação"
A volta gradual da inflação começa a fazer os brasileiros conviverem com um fenômeno que parecia ter ficado para a trás: a indexação. Mais de 40% da alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) vem de produtos ou serviços cujos valores têm sido corrigidos levando em conta a inflação acumulada. Por esse mecanismo, os valores de aluguéis, mensalidades escolares, consultas médicas e tarifas públicas são elevados para compensar a inflação - e, com isso, a realimentam.


Jornal do Brasil
"Teste do cidadão reprova vereadores"
Só 12 entre 50 vereadores do Rio responderam a um e-mail de um eleitor virtual criado pelo JB, enviado no dia 17. Apesar da demora, o pedido de ajuda para baixar a altura dos degraus dos ônibus obteve explicações de apenas dois. Cientistas políticos criticam a resposta "pífia" que denota a estrutura paroquial da Casa, onde quase todos vão lutar pela reeleição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu