Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"Bolsa Família sobe acima da inflação em ano de eleições"
A pouco mais de três meses das eleições municipais o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um reajuste médio de 8% nos benefícios do Bolsa Família, principal programa social da gestão petista. O percentual supera os índices anuais de inflação. A decisão foi tomada em reunião no Planalto na terça à noite, com a presença de Lula e alguns ministros. O presidente baseou-se em parecer do advogado-geral dfa União, José Antonio Toffoli, que afirmou não ver impedimento legal para o reajuste em ano de eleções. O valor médio do benefício passará de R$78,70 para R$85, que começarão a ser pagos em julho. Na prática, nem todas as famílias receberão o mesmo percentual de aumento: os índices variam de 0% a 11%, dependendo da faixa em que cada beneficiário se enquadre. A oposição elogiou a medida. O presidente do Tribunal do Superior Eleitoral Carlos Ayres Britto, afirmou que o reajuste poderá ser contestado, mas preferiu não adiantar sua posição: "Prefiro aguardar uma possível representação no TSE para me pronunciar".


O Globo
"Bolsa Família sobe acima da inflação em ano eleitoral"
A pouco mais de três meses da eleição, o governo anunciou ontem que dará aumento acima da inflação para o Bolsa Família, beneficiando cerca de 45 milhões de pessoas. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, tinha pedido reajuste de 6% por causa dos reajustes de preços de alimentos, mas o presidente Lula e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento), em reunião anteontem, decidiram ir além, alegando que, para os mais pobres, a inflação de alimentos, medida pelo INPC, chegou a 8%. A oposição protestou e estuda questionar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o suposto uso eleitoreiro do programa. Com a inflação maior, categorias mais mobilizadas com data-base no segundo semestre - como bancários, petroleiros e metalúrgicos - se preparam para arrancar ganhos reais nos salários, como vinham onseguindo desde 2004.


O Estado de São Paulo
"BC eleva estimativa da inflação para 6%"
O Banco Central divulgou ontem relatório em que eleva para 6% a projeção da inflação para este ano. Em relatório distribuído em março, a previsão era de 4,6%. O centro da meta oficial de inflação para 2008 é de 4,5% com tolerância de 2 pontos porcentuais para baixo e para cima. O diretor de Política Econômica, Mário Mesquita, afirmou que o BC continuará a aumentar a taxa de juros na tentativa de conter a inflação: "Faremos o que for necessário, enquanto for necessário." Provocou nervosismo no mercado financeiro o Índice de Preços ao Consumidor - 15 (IPCA-15), prévia da inflação do mês. O resultado, de 0,90% foi o mais alto apurado pelo IBGE desde julho de 2004. A alta de preços já não se limita aos alimentos, mas atinge também itens como produtos de higiene pessoal e de manutenção de residências.

Jornal do Brasil
"Guerra na Providência: sobrou para o mais fraco"
O custo do embargo ao projeto Cimento Social, no Morro da Providência, recaiu sobre os mais fracos. Apesar de Estado e município terem mostrado interesse em concluir a reforma das casas, o TRE-RJ vetou a ajuda e deixou a cargo dos próprios moradores arrumar o dinheiro necessário. O MP Federal investiga os gastos do Exército no projeto que, segundo revelou o JB, incluíram a compra de bens de luxo e até o pagamento de contas do Comando Militar do Leste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu