Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"PIB cresce 5,8%, mas indica desaceleração"
A economia brasileira cresceu 5,8% no primeiro trimestre de 2008 ante o mesmo período de 2007. É a maior expansão desde 1996, segundo o IBGE; o acumulado em 12 meses (5,8%) também é recorde. Indústria (com alta de 6,9%), investimentos (15,2%) e o consumo das famílias (6,6%) foram os carros-chefes do crescimento. O ritmo de alta do Produto Interno Bruto, porém, já dá sinais de desaceleração.Na comparação de janeiro a março deste ano com trimestre anterior, o aumento do PIB foi de 0,7%, o que projeta taxa anual de 3%. No trimestre, as exportações caíram 2,1%, afetadas em parte pela greve na Receita, enquanto as importações subiram 18,9%. Houve também forte expansão do gasto público (5,8%). Para o ministro Guido Mantega (Fazenda), a desaceleração é "ligeira" e positiva.


O Globo
"TSE permite candidatos com ficha suja em 2008"
Por quatro votos a três, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem que políticos que respondem a processos criminais estão livres para disputar eleições, como já acontece hoje. Para o tribunal, vale a regra de que o político só perde o direito de se candidatar se for condenado em instância final da Justiça, à qual não cabem mais recursos. A decisão foi tomada no julgamento de um processo administrativo em que o TRE da Paraíba pedia que candidatos com a ficha suja fossem impedidos de registrar candidaturas. O presidente do TRE do Rio, Roberto Wider, disse acreditar que a decisão do TSE ainda poderá ser mudada.


O Estado de São Paulo
"PIB mostra alta nos gastos de governo e freada no consumo"
Dados divulgados ontem pelo IBGE mostram que a economia brasileira cresceu 5,8% no primeiro trimestre de 2008, em comparação com o mesmo período de 2007. A análise cuidadosa dos números do PIB revela mudanças importantes. Em relação ao último trimestre do ano passado, o consumo das famílias estabilizou-se, com alta de apenas 0,3%. Já os chamados gastos do governo deram um salto de 4,5%. As despesas públicas cresceram mais em Estados e prefeitura, por causa das eleições municipais - que provocam a aceleração de obras.Além disso, as eleições levam os governos gastar mais no primeiro semestre, pois a partir de 5 de julho ficam proibidas transferências de verbas e algumas formas de contratação. Mesmo assim, a elevação de despesas públicas preocupa economistas. "O dado de consumo do governo veio acima do esperado", diz Sérgio Vale da MBA Associados. "Seria a hora de sugerir um superávit primário bem elevado, mas provavelmente isso não vai acontecer".


Jornal do Brasil
"Milícia faz chantagem em Botafogo"
Na Rua Martins Ferreira, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a parte com seguranças particulares é tranqüila. A outra, onde ninguém quis pagar, registrou incidentes violentos, como assaltos a mão armada, apesar de estar perto do 2º BPM. Na mesma época, síndicos dos prédios dessa área receberam oferta da milícia, cujo chefe seria um sargento PM, convocando-os para uma reunião, com data, horário e local pré-determinados, para debater "a segurança". O grupo diz atuar há 10 anos e ameaça: "Agora vamos ser mais objetivos nesta futura decisão".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu