Manchetes do dia

Terça-feira, 10 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"Gasto militar no mundo cresce 45% em dez anos"
Os gastos militares mundiais tiveram crescimento real de 45% nos últimos dez anos, indica estudo divulgado pelo Instituto Internacional de Pesquisas sobre a Paz, de Estocolmo, financiado pelo governo sueco. O aumento médio dos orçamentos militares dos países foi de 6% entre 2006 e 2007. Entre os principais fatores da alta estão as guerras americanas no Iraque e no Afeganistão e a maior disponibilidade de recursos nos países em expansão econômica, como a China, ou beneficiados pela elevação do preço do petróleo, como a Rússia.
Nos EUA, que respondem por 45% dos gastos militares mundiais, as despesas do setor são as mais altas em termos absolutos desde a Segunda Guerra. O Brasil aparece na lista com o 12o maior gasto militar do mundo, mas não está na relação dos principais compradores de armas. O valor destinado às Forças Armadas no mundo, US$1,339 trilhão, equivale a US$ 202 por habitante hoje. Relatório da ONU mostra que, em 2007, a doação de alimentos no planeta foi a menor em 47 anos.


O Globo
"Contrato de gaveta revela acordo para enganar Anac"
Um acordo secreto assinado em 2006, quase cinco meses antes da compra da VarigLog, obrigava os três sócios brasileiros - Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Paltel - a vender suas ações na Volo do Brasil à Volo LLC, que pertence ao fundo americano Martlin Patterson, controlado pelo chinês Lap Chan. O objetivo era retirar os brasileiros e deixar a VarigLog - que mais tarde compraria a Varig - em mãos de capital estrangeiro, o que a legislação proíbe. Pressionada, a Volo do Brasil declarou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que não havia contrato de gaveta entre os sócios. A confirmação do contrato, ao qual O GLOBO teve acesso, pode anular a operação por fraude. O escritório de Roberto Teixeira, amigo e compadre do presidente Lula, representava a Volo do Brasil.


O Estado de São Paulo
"Reaberta investigação sobre compra da Varig"
A denúncia de que os sócios brasileiros da VarigLog seriam laranjas do fundo de investimento americano Martlin Patterson será investigada pelo Ministério Público Federal. O caso já foi objeto de apuração aberta em 2006, mas a Procuradoria informou que a entrevista da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu ao Estado trouxe fatos novos que justificam a retomada da investigação. Na entrevista, publicada na semana passada, Denise acusou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de pressionar a Anac para aprovar a composição acionária da VarigLog, abrindo caminho para a empresa comprar a Varig. Agora o governo está municiando seus aliados no Congresso com documentos contra Denise, que vai participar amanhã da audiência pública no Senado.


Jornal do Brasil
"Cabral: milícia e tráfico dominam parte do Rio"
O governador Sérgio Cabral admitiu a dificuldade em acabar com o poder paralelo que assusta comunidades no Rio. "A cidade não pode ter um metro quadrado sequer sob esse comando. Mas tem. Há áreas sob domínio de traficantes e milicianos que determinam regras e valores à população", atestou. Para Cabral, inteligência e parceria com a União são as armas para superar o desafio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu