Manchetes do dia

Quinta-feira, 04 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"BC aumenta juros pela 2ª vez seguida"
O Banco Central elevou os juros básicos pela segunda vez em 2008, em 0,5 ponto percentual, e fixou a taxa Selic em 12,25% ao ano. A decisão do Copom (Comitê de Políticas Monetária), formado por sete diretores do Banco Central mais o presidente da instituição, Henrique Meirelles, foi unânime. A taxa básica do BC é só uma referência; na prática, os juros são bem maiores. Entidades sindicais e do setor produtivo protestaram contra o aumento. Em mensagem, o Copom disse apenas que ele é parte de uma sequëncia iniciada na reunião anterior. Parte dos analistas acreditava numa alta ainda maior, devido às pressões inflacionárias; relatórios do BC com projeções do mercado mostra que a expectativa de inflação em 2009 subiu para 4,6%, além do centro da meta (4,5%). Na cidade de São Paulo, o índice de preços medido pela Fipe fechou em 1,23% em maio, ante 0,54% em abril. A alta, puxada pelo aumento dos alimentos, foi a maior em cinco anos.


O Globo
"Rio avança em Olimpíadas; falta agora o dever de casa"
Após duas tentativas, o Rio chegou ontem mais próximo do que nunca de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos: a de 2016. A cidade está entre as quatro finalistas e tem até fevereiro de 2009 para entregar um dossiê detalhado do projeto, que será julgado em outubro do mesmo ano. O relatório apresentado pelo Comitê Olímpico Brasileiro recebeu a nota mais baixa entre os finalistas; 6,8. Em primeiro lugar, ficou Tóquio, com 8,6, seguida de Madri (8,4) e Chicago (7,4). O Rio, na verdade, foi o quinto colocado; Doha (Catar) teve 7,4 mas foi eliminada porque queria mudar a data do evento. O Rio teve notas ruins em segurança, transportes, hotéis e meio ambiente. O projeto prevê dez novas instalações, vilas residenciais e centros na Barra, a despoluição de lagoas e três corredores exclusivos de ônibus.


O Estado de São Paulo
"Anac considera ilegal controle de estrangeiros na VarigLog"
A presidente da Agência nacional de Aviação (Anac), Solange Vieira, informou, em depoimento na Câmara, ter advertido a Variglog de que seu controle acionário não poderá permanecer nas mãos do fundo de investimento americano Matlin Patterson. Em entrevista publicada ontem pelo Estado, a ex-diretora da Anac Denise Abreu afirmou ter sido pressionada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para facilitar a venda da Variglog - subsidiária dedicada ao transporte de cargas. A lei brasileira impede que companhias aéreas sejam controladas por estrangeiros, mas no final de 2005 a Variglog foi comprada pelo fundo americano e três sócios brasileiros. Em 2006, a Anac, sem exigir a comprovação da origem do capital, autorizou a Variglog a comprar a própria Varig. Em 2007, a Variglog revendeu a Varig para a Gol. Solange não pertencia à Anac no tempo dessas negociações. Hoje o fundo Matlin Patterson briga na Justiça contra sócios brasileiros e tem seus interesses defendidos pelo advogado Roberto Teixeira, amigo do presidente Lula.


Jornal do Brasil
"Dilma volta à berlinda"
A oposição quer convocar a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para depor sobre suposta negociação suspeita da Varing e a Varinglog, que envolve fraude e trafico de influencia. A denuncia foi feita por Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil. No caso, aparece como lobista o Advogado Roberto Texeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu