Deu no Estadão

Sob pressão, partidos já vetam candidato ficha-suja

De Ana Paula Scinocca:
A pressão popular para evitar que políticos com ficha suja possam disputar eleições e a decisão de entidades como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de divulgar em seu site (
www.amb.com.br) a lista de processos a que cada um dos concorrentes deste ano responde na Justiça estão obrigando os partidos a rever normas internas e a filtrar a escolha de nomes. Embora nem todas as legendas tenham estabelecido novas regras, é consenso entre as principais o veto a candidatos que sejam alvo de processos criminais.
Algumas siglas já definiram novas regras para a seleção de candidatos. Quem se envolveu em crimes contra a vida, por exemplo, dificilmente vai conseguir se candidatar este ano. O DEM baixou uma resolução na semana passada com uma série de proibições aos filiados interessados em concorrer a algum cargo eletivo. O PMDB e o PPS também recomendaram aos seus diretórios municipais “bom senso e cautela” na hora de ratificar ou vetar eventual candidatura. (Do Blog do Noblat)


Nota do Editor - Nas vésperas da eleição de 2004 o Ubatuba Víbora lançou a campanha: "Ficha Limpa e disponibilidade integral". Foi dirigida à escolha do secretariado. Não causou maior impacto, hoje vemos com satisfação a posição da Justiça e dos partidos. Não podemos continuar colocando raposas tomando conta de galinheiros. Acaba faltando ovos. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu