Ubatuba em foco

Publicidade enganosa

Corsino Aliste Mezquita
Observamos alguns painéis de propaganda, elaborados pelos homens no poder, e espalhados por todo o município de Ubatuba. Tivemos a impressão de alguém ter pedido o juízo, o senso de análise crítica e o respeito à inteligência da população.
Ficamos surpresos ao tomar conhecimento do parecer favorável do DD. Promotor de Justiça, Dr. Percy José Cleve Küster. Imaginamos tenha sido enganado pelos ocupantes do poder e, após análise, a posteriori, venha a reconsiderar seu parecer.
Os painéis são publicidade indevida, neste momento, e agridem a verdade dos fatos e da realidade vivida pelo município de Ubatuba.
Neste comentário nos ateremos, apenas, aquele que leva o título de: “Congelamento e regularização de núcleos habitacionais”. Painel retratado, no “DE OLHO EM UBATUBA”, da revista virtual, “O GUARUÇÁ”, dia 26 –05-08.
Áreas foram congeladas. São de todos conhecidos os problemas causados pelos processos de congelamento e a gritaria e protestos de setores da população. Já a regularização de núcleos habitacionais está deixando a desejar. Tanto que, a DD. Promotora Pública do Meio Ambiente, Dra. Elaine Taborda D´Ávila, que não pode ser considerada opositora ao Sr. Eduardo de Souza César, assim se manifestou: “A Prefeitura precisa, com urgência, de uma melhor política habitacional e de um corpo maior e mais eficaz de fiscais deste setor. Não adianta nada dizer que congelou diversas áreas, se não dá seqüência ao processo de regularização destas comunidades e ainda se omite quanto à expansão imobiliária irregular nestes locais”. (SIC) (Correio Ubatubense. Ano I. N° 03. pg. 05).
As frases constantes, no painel, são de uma inverdade gritante. Assim consta:
“GARANTIA DE MORADIAS DIGNAS E DIREITO À TERRA REGULARIZADA”.
“CONSTRUÇÃO DE 48 MORADIAS PARA AS FAMÍLIAS QUE MORAM HOJE NA ÁREA DE RISCO”.
Quem recebeu moradias dignas e direito a terra regularizada?. Onde se encontram esses felizardos?. Onde se encontram as “48 moradias para as famílias que moram HOJE na área de risco”?.
Em reunião com vinte funcionários municipais efetivos, de diversas secretarias e da Câmara, perguntei se alguém conhecia as 48 moradias do painel. Ninguém sabia. “Isso é mais uma mentira de Eduardo!”. “Nestes três anos e cinco meses nenhuma casa foi construída ou entregue!” “As últimas foram entregues, no Taquaral-Vila Suré-, por Paulo Ramos”.
A conclusão a que podemos chegar é: “Famílias que moram hoje nas áreas de risco” vão continuar lá por muito tempo se dependerem das “dignas moradias” do Sr. Eduardo de Souza César. Isso se não derrubarem as que atualmente ocupam e os colocarem na rua da amargura. O burgomestre gosta construir casas localizadas “NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO”, como poetizou o grande Vinícius de Moraes.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.
Hoje poderíamos acrescentar: Sem enganadores e mentirosos.

Comentários

Anônimo disse…
Sr. Editor,

Conheço pessoalmente o Ilustre Promotor Dr. Percy. Ele é culto, correto e gente boa. Se ele deu parecer favorável à Administração Pública do Município o direito de informar e prestar contas à população, com cartages em locais estratégicos, nada mais justo que Poder Judiciário assim o decida. Os incomodados, como sempre, só tem o direito de espernear e que se mudem...tchau, bye bye, so long!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu