Ubatuba em foco

Bolo de aniversário

Sidney Borges
O dia do aniversário é tão importante que até doentes melhoram. É sinônimo de comer bolo e ganhar presentes, isto é, pode até acontecer de não haver presentes, mas jamais haverá um aniversário digno desse nome sem bolo. E sem as velinhas que as crianças e os velhinhos têm dificuldade em apagar. Como as coisas começam um dia, fica no ar a dúvida sobre quem teria tido a idéia pioneira de comemorar a passagem dos anos de forma tão doce? Qual é a origem do bolo de aniversário?
Vasculhando o que há nos deparamos com a Grécia, onde tudo começou. O que seria do mundo sem os gregos? No entanto é da maior importância separar as instâncias, estamos falando de bolo de aniversário e bolo é uma coisa e aniversário é outra. Comemorar aniversários era chic em Roma, onde a massa falava Latim vulgar e os letrados Latim clássico. Nesta última modalidade da língua dos Césares a data era conhecida como “dies solemnis natalis”, que em tradução livre quer dizer dia solene do nascimento. Ou melhor, dia em que um cidadão romano veio ao mundo. Escravos não faziam aniversários. Existiam como complemento, sua vida era servir. E fazer bolos.
O bolo começou a ser associado ao dia do nascimento na Grécia, em homenagem à deusa da fertilidade Ártemis, também conhecida como Diana, a caçadora. Sempre armada de arco e flecha e ladeada por cães fiéis, Diana é uma Deusa de perfil moderno, tão bonita quanto Afrodite, a top-model do Olimpo. Para associá-la ao nosso tempo podemos dizer que é uma espécie de Giselle Bündchen imortal, esguia, lutadora, comprometida com a preservação do meio ambiente. Uma batalhadora pela causa ecológica. Até nisso os gregos pensaram!
Nada mais justo do que homenagear essa deusa tão especial com uma iguaria digna dos deuses, o bolo. Inicialmente eram feitos de mel, mas com o tempo outros sabores foram incorporados e o costume se espalhou pela antiguidade. Na Idade Média chegou à Alemanha, onde tudo indica as velas foram introduzidas. É um erro associar alemães apenas a salsichas e cerveja, eles são exímios confeiteiros e a tradição de decorar o bolo de aniversário com cremes e glacês ganhou forma por lá até chegar aos nossos dias.
Que tal no seu aniversário um bolo de nozes com cobertura de creme? É uma delícia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu