Sobre as ondas...

Trânsito

Sidney Borges
Ontem passei horas agradáveis lendo sobre a formação das super-novas o que me fez lembrar de minha condição. Estou em trânsito. Hoje aqui, amanhã ninguém sabe e em futuro não longínquo certamente orbitando alguma galáxia distante. Em outras circunstâncias de tempo e espaço fui aluno e monitor do professor Pompéia, na FAU-USP, em meados do século XX. Eu certamente era outra pessoa, tinha certeza de tudo, era veemente e poderoso. Quem não é aos vinte anos? Pompéia, ao contrário, pensava antes de falar e mostrava dúvidas, afinal de contas era um dos maiores físicos teóricos do Brasil, tinha portanto muito a apreender. Este que vos escreve, sabichão por dotação divina, acabou tendo a oportunidade de adquirir conhecimento sobre trânsito e nunca esqueceu as lições do mestre. Para estudar e fazer modificações no esquema viário de uma cidade é fundamental obter informações estatísticas e criar modelos. O fluxo de veículos pode ser comparado à propagação de ondas mecânicas em meio fluido. É também possivel fazer alterações pelo método experimental, sem estudo prévio. Pode até dar certo. Mas se por acaso acidentes começarem a acontecer com freqüência inusitada é porque deu zebra. O jeito então é fazer de novo. Acaba ficando caro! Planejar é melhor, mais moderno, mais econômico, mais civilizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu