Rejeitos

País estuda criar estatal para lixo nuclear

da Folha Online
O ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia) adiantou à Folha de S.Paulo que o governo estuda a criação de uma estatal para cuidar do lixo nuclear do país. Na proposta em discussão, a nova estatal seria responsável pela operação de um depósito permanente para o combustível já utilizado nas usinas nucleares brasileiras, segundo reportagem de Marta Salomon, publicada na edição desta terça-feira da
Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Hoje, os chamados "rejeitos" de Angra 1 e Angra 2, de alto nível de radioatividade, são retirados dos reatores e colocados em piscinas de resfriamento das usinas, e são considerados um dos principais empecilhos para retomada efetiva do programa nuclear brasileiro.
Os ministros que debatem a questão devem decidir até o final deste ano quantas usinas devem ser construídas depois de Angra 3, com início da operação prevista para 2014. A decisão de concluir a construção dessa usina marca o reinício oficial do programa nuclear doméstico.


Nota do Editor - Dois coelhos com uma só cajadada. O lixo nuclear seria monitorado constantemente e muitos empregos seriam criados para abrigar companheiros. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu