A ponderar...

Como se cresce em política?

1. É verdade que precisam surgir as oportunidades. Mas elas estarão sempre presentes para quem as procura em política. Essa questão de carisma em política, não é bem assim. Carisma em política se adquire na prática política, na medida em que se vai desenvolvendo seu personagem político. Mas vamos tentar simplificar com uma pequena palavra: TIO!

2. TIO são três letras que significam: tecnologia, informação e ousadia.

T de Tecnologia política subdivide-se em três partes.

a) Referências teóricas e princípios, que mesmo sendo dinâmicos, pois o mundo não é estático, a cada momento devem ter a rigidez suficiente para que se atue politicamente com uma bússola.

b) Pensar estrategicamente (projetar cenários) e agir taticamente, em base a esta visão estratégica.

c) Capacidade de comunicar usando todo o aparato disponível -desde sua própria comunicação direta- até as técnicas e veículos disponíveis.

3. I de Informação.
Não é repetitivo dizer que o poder passa pela informação. Mas num mundo informacional como o de hoje, os milhares de sinais que recebemos todos os dias, exigem a construção de filtros de forma a que as informações relevantes para a avaliação do momento e das tendências possam vir separadas, sejam elas sobre o ambiente onde se atua, o ambiente mais amplo, as novas idéias, e informações sobre os atores políticos convergentes ou divergentes.

4. O de Ousadia.
Na política os espaços são construídos a partir das oportunidades. A disputa desses espaços ocorre primariamente entre os seus partidários, na busca de ascenso. E em seguida em relação a seus adversários. Como duas matérias não podem ocupar o mesmo espaço e em política -como tantos dizem- não há vácuo- a construção de espaços se dá por deslocamentos, ou seja, com disputas, deixando muitas vezes, mágoas e cicatrizes.

5. A formação de um político passa pelo aprimoramento destes três grandes vetores. Quanto mais eles ocorrerem simultaneamente, maior sinergia, mais sólida será a formação e mais rápido o ascenso. (Do ex-Blog do Cesar Maia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu