Marketing

Sobre as tão comentadas pesquisas

Erram os que pensam que é só seguir à risca o que as pesquisas apontam

Duda Mendonça
Pesquisas são números e dados coletados de forma fria, sem emoção, e servem para aumentar o nosso conhecimento sobre determinado assunto ou tema, nos ajudando a conhecer o perfil das pessoas com as quais pretendemos nos comunicar. É uma ajuda e tanto. Mas não podemos nos esquecer de que quando alguém responde a uma pesquisa, responde somente com a cabeça. Quando vota, vota também com o coração.
É exatamente por isso que numa eleição, de vez em quando, ocorrem modificações aparentemente inexplicáveis. De uma hora para outra. E nem sempre detectadas pelos institutos de pesquisa.
É que, com frequência, costumamos não prestar atenção a uma frase importante, muito repetida pelos pesquisadores: a pesquisa é um retrato do momento. A fotografia de um agora que pode se alterar ao surgimento de um fato novo. Ou seja, um fato gera uma emoção e uma emoção tem o poder de mudar rapidamente a opinião das pessoas.
Dessa forma, todo cuidado é pouco na hora de criar os temas, os slogans, a propaganda propriamente dita. No livro de Ogilvy há um pensamento que para mim é um dogma. Não me canso de repetir para minha turma e para meus clientes: comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem. É importante, é fundamental, estar sempre atento para isso: o que dizer e como dizer para que as pessoas entendam e sintam exatamente o que você quer que elas entendam e sintam.

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