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Programa de Rádio X Programa de TV

Duda Mendonça
O seu programa de rádio é uma coisa. Seu programa de TV é outra coisa completamente diferente. Isso parece óbvio mas, por incrível que pareça, não é. O seu programa de rádio não pode ser o áudio do seu programa de TV. Isso é uma loucura e já vi muita campanha assim. Em determinado momento, o candidato mostrava um hospital e dizia: “veja isso aqui…tanto dinheiro jogado fora…” “olhe isso aqui…veja que loucura …quanto desperdício”. Na TV, ok, ele estava mostrando uma obra parada e fazendo seus comentários. Mas, no rádio… Olhe isso aqui, o quê? Veja, o quê, cara pálida? A diferença entre o seu programa de TV e de rádio é simplesmente tudo, ou quase tudo. Pouca coisa de um serve para o outro. Se você tiver uma campanha profissional de verdade, nem a sua fala da TV serve para o rádio. O tom da TV é um, o do rádio é outro. Na TV, você pode falar dois minutos seguidos que as pessoas prestam atenção. No rádio, não. As pessoas não ouvem rádio paradas, olhando para ele. Elas estão em movimento. Jantando, cozinhando, dirigindo. As frases têm que ser mais curtas e o ideal é que você esteja conversando com alguém. Um apresentador, por exemplo. Ou seja: num formato mais dinâmico, numa linguagem de programa de rádio. Radio é rádio , TV é TV. É como uma partida de futebol. Veja a diferença entre a fala do locutor e do comentarista na TV e depois compare com o locutor e o comentarista do rádio. Um tem a imagem e só precisa comentar e dar emoção. A imagem faz todo o resto. No rádio, é inteiramente diferente. O locutor precisa descrever tudo nos mínimos detalhes, prendendo, dando emoção, fazendo com que você crie uma imagem na sua cabeça. Faça uma experiência interessante: quando o seu time tiver jogando, ligue a TV, tire o som e ligue um rádio sintonizado no mesmo jogo. Você vai entender exatamente as diferenças às quais eu estou me referindo.

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