Manchetes do dia

Terça-feira, 20 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Nova CPMF depende do Congresso, diz governo"
Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo jogou para o Congresso a responsabilidade de apontar fontes para financiar a área da saúde e, se houver acordo, criar um tributo nos moldes da extinta CPMF, o imposto do cheque. Caso contrário, vetará o aumento de verbas sem previsão de receita para o setor.
O assunto ocupou a maior parte da reunião de Lula com subordinados ontem.
Na semana passada, integrantes do governo discutiram a possibilidade de o Planalto propor a recriação da CPMF, mas com uma alíquota menor (0,08%, em vez de 0,38%). Lula, no entanto, não quis patrociná-la.
Segundo o ministro José Múcio (Relações Institucionais), o governo não pretende reviver a situação de dezembro, quando o imposto do cheque foi extinto após derrota no Senado.


O Globo
"Lula apóia Minc em corte de crédito a desmatadores"
Em seu primeiro encontro com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ter recebido a garantia de que o governo não vai rever medidas contra o desmatamento na Amazônia, entre elas a resolução do Banco Central que, a partir de 1º de julho, proibirá a concessão de créditos agrícolas a produtores que não tenham licença ambiental. Mas o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, aliado de Lula, voltou a criticar a resolução. Ele disse ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que a medida "acabará com a atividade econômica de muitas cidades". Segundo Minc, Lula aprovou sua idéia de criar o Imposto de Renda Verde, com incentivos fiscais para estados que respeitam o meio ambiente.


O Estado de São Paulo
"Consórcio multinacional baixa preços e leva usina"
A construção da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, foi arrematada ontem em leilão pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil, que pediu a menor tarifa pela energia - R$ 71,40 por megawatt/hora (MWh), 21,6% menos que o teto estabelecido pelo governo. Liderado pelo grupo franco-belga Suez Energy, o consórcio é formado ainda por Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse esperar agora que área ambiental do governo, que passará a ser comandada pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acelere o processo de licenciamento da usina. É com a convicção de que pode obter energia barata que o Ministério de Minas e Energia prepara, para o primeiro semestre do ano que vem, leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ela terá capacidade de produzir 11 mil MWh, quase quatro vezes mais que Jirau.


Jornal do Brasil
"Minc: "A Amazônia é nossa""
O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reagiu aos ataques sobre a internacionalização da Amazônia. "É e será nossa", disse, ressaltando que cabe ao país protegê-la para a floresta "não virar carvão". Depois de conversar no Palácio do Planalto, Minc afirmou ter apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para montar uma guarda nacional ambiental. Lula descartou a presença de militares na defesa da floresta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu