Manchetes do dia

Segunda-feira, 19 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Cresce lucro de empresas, mas inflação ameaça"
Balanços das 200 maiores empresas com ações na Bovespa mostram que, de janeiro a março, houve aumento real de 10% na receita líquida e de 4% no lucro. Na construção, o lucro aumentou 193%. Automóveis, minerais não-metálicos, telecomunicações e o setor de petróleo e gás também estão entre os mais lucrativos.
Segundo o levantamento da Economática, as empresas estão saudáveis. Mantido esse ritmo de aumento nos lucros, elas podem gerar em dois anos receitas para honrar suas dívidas. Mas os balanços revelam ainda que alguns setores começam a perder margens de lucratividade. Uma das razões seria o processo inflacionário.
No comércio, embora a receita líquida tenha crescido 17%, o lucro das empresas analisadas caiu 10% na comparação com o mesmo período de 2007. No geral, a margem operacional (indicador de potencial de lucros) desse grupo de empresas também teve variação negativa, de 1,3 ponto percentual no trimestre.


O Globo
"Minc pedirá que Exército vigie reservas na Amazônia"
O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vai propor hoje, em sua primeira reunião com o presidente Lula, o uso das Forças Armadas no patrulhamento de parques nacionais e reservas ambientais, principalmente na Amazônia. Minc implementou iniciativa semelhante como secretário do Ambiente do Rio, com o uso de bombeiros para vigiar parques. Atualmente, o governo federal já vem usando o Exército para ajudar nas operações policiais contra o desmatamento da Amazônia. Na chegada ao Rio, Minc rebateu os comentários de autoridades do Planalto de que ele teria sido arrogante ao revelar, em entrevista, que exigiu autonomia para aceitar o cargo de ministro. "Arrogância seria se eu me achasse um Super-Minc. Sem condições de trabalho não se resolve", disse. Na agenda de dez pontos que o ministro levará a Lula está o pedido para que a área ambiental acompanhe os projetos de desenvolvimento econômico.


O Estado de São Paulo
"Novo ministro pede Exército em reservas da Amazônia"
Convidado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc reúne-se hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem ele disse que iria apresentar dez condições para assumir o cargo; logo depois, considerou que isso seria "indelicado" e preferiu chamá-las de propostas. Uma delas é o uso do Exército para proteger parques nacionais e reservas extrativistas da Amazônia; outra é adotar limites de desmatamento. Minc voltou a dizer que sugerirá a Lula tirar o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, da coordenação do Plano Amazônia Sustentável. Também anunciou que pedirá "autonomia, poder e dinheiro". Antes de Lula, Minc encontrará a ex-ministra Marina Silva.


Jornal do Brasil
"Minc quer R$ 700 mi para cumprir metas"
Carlos Minc, que está deixando a Secretaria do Ambiente do Rio, fará um único pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser oficializado como substituto de Marina Silva. Quer a liberação dos repasses aos quais o Ministério do Meio Ambiente tem direito devido à geração de energia elétrica e à produção de petróleo - aproximadamente R$ 700 milhões por ano. "Sem esse dinheiro, não tenho como cumprir as metas para a Amazônia", disse ao JB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu