Manchetes do dia

Quarta-feira, 14 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Sem apoio de Lula, Marina se demite"
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou sua saída do governo em caráter "irrevogável". Na carta de demissão, ela atribuiu a decisão a dificuldades para conduzir a agenda ambiental do governo - sem o apoio do presidente Lula, Marina já não via condições de permanecer na função. No ministério, Marina colidiu com outras áreas do governo, como a Casa Civil, chefiada por Dilma Rousseff. Ela sofreu pressões para apressar a concessão de licenças ambientais para obras do Programa de Aceleração do Crescimento e perdeu a disputa pela liberação de lavouras transgênicas de soja, à qual era contrária.Ao associar a alta do desmatamento ao avanço de pastos e plantações de soja, a ministra foi atacada por governadores e pelo ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). Na quinta passada, ela foi informada de que a coordenação do Conselho Gestor do Plano Amazônia Sustentável ficaria com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Lula reagiu com irritação ao fato de Marina ter apenas comunicado sua saída. O presidente convidou para a vaga o ex-governador do Acre Jorge Viana; Carlos Minc, secretário do Ambiente do Estado do Rio, é sua segunda opção.Ao final do primeiro mandato de Lula, já estava claro que seu governo não merecia Marina Silva. Era a única a defender que o desenvolvimento econômico não pode ser obtido a qualquer preço. Foram muitas as batalhas perdidas, como transgênicos e desmatamento. O trator pilotado pelo Ministério da Agricultura e teleguiado da Casa Civil restringiu ainda mais seu espaço.


O Globo
"Desautorizada por Lula, Marina deixa ministério"
Em decisão que surpreendeu o Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, demitiu-se ontem. O presidente Lula ficou irritado ao saber da notícia pela televisão, antes de receber a carta em que ela comunicava sua demissão em caráter irrevogável, por "dificuldades em dar prosseguimento à agenda ambiental federal". A gosta d'água foi a decisão de Lula de transferir o comando do Plano de Amazônia Sustentável para o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Uger, esvaziando o Meio Ambiente. Marina, que já havia enfrentado outras crises nos cinco anos em que ocupou o cargo, se sentiu desautorizada. O secretário do Ambiente do Estado do Rio, Carlos Minc, foi convidado para substituí-la, segundo o governador Sérgio Cabral. A queda de Marina foi lamentada por ONGs ambientalistas.


O Estado de São Paulo
"Desgastada, Marina Silva renuncia"
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se demitiu ontem, após pouco mais de cinco anos no cargo, período em que colecionou desafetos na Esplanada dos Ministérios e perdeu mais batalhas do que ganhou. A mais recente derrota foi o ministro da Secretaria de Ações de Longo Prazo, Mangabeira Unger, ser nomeado coordenador do Plano Amazônia Sustentável. Com Marina saem dois auxiliares de sua confiança: Basileu Aparecido, presidente do Ibama, e João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Meio Ambiente. A demissão da ministra abala a imagem do Brasil no exterior, porque ela era uma espécie de porta-estandarte da defesa do meio ambiente no País. Marina reassume o mandato de senadora pelo PT do Acre. O presidente Lula iniciou sondagens para escolher um substituto, que poderá ser o atual secretário do Meio Ambiente do Rio, Calor Minc, embora esses nome enfrente resistências no PT.


Jornal do Brasil
"Rio ganha ministério"
Irritada com as interferências na pasta, Marina Silva pediu ontem demissão do Ministério do Meio Ambiente. E de maneira pouco usual: mandou entregar a carta de exoneração ao chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. Ambientalistas lamentaram sua saída. Com a mudança, o Rio ganha espaço no governo federal. Carlos Minc, atual secretário de Estado do Ambiente, vai substituí-la. O presidente Lula pediu a liberação do secretário ao governador Sérgio Cabral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu