Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Ciclone em Mianmar mata ao menos 10 mil"
Informações da TV estatal de Mianmar indicam que o ciclone Nargis matou 10 mil pessoas em apenas uma das regiões atingidas no país. Antes, a junta militar que controla Mianmar anunciara que o total de mortos tinha passado de 351 a 3.934. Estima-se que haja cerca de 3.000 desaparecidos. A contagem avançou rapidamente porque o governo chegou às áreas mais atingidas pelos ventos de até 190 km/h. Algumas vilas tiveram 95% das casas destruídas, disse a Cruz Vermelha. A escala do desastre levou a um raro "sim" dos generais que comandam Mianmar para a ajuda internacional, rejeitada de, 2004 quando o tsunami no oceano Índico atingiu a região. O país, situado no sul da Ásia, lidera as exportações de arroz. No poder desde 1962, a junta militar manteve marcado para este sábado um referendo sobre a nova Constituição. A votação foi negociada com as Nações Unidas após a repressão, no ano passado, de protestos liderados por monges.


O Globo
"Escândalo no BNDES pode envolver mais 10 prefeituras"
O Ministério Público Federal tem indícios do envolvimento de outras dez prefeituras paulistas, além da de Praia Grande, e de funcionários do BNDES no esquema de cobrança de propinas para liberação de empréstimos do banco. A denúncia contra o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, já foi enviada para o STF, porque ele, como deputado federal, tem direito a foro privilegiado. Segundo a procuradora da República Adriana Scordamaglia, há evidências contra outros políticos e "pessoas importantes". O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), decide hoje se envia pedido de investigação de Paulinho à Corregedoria da Casa. Também hoje a direção do PDT se reúne para cobrar explicações do deputado, que, em nota da Força Sindical, se disse vítima de perseguição política, mas não explicou as denúncias de recebimento de propina por dinheiro supostamente desviado do BNDES.


O Estado de São Paulo
"10 índios são baleados em reserva de Roraima"
Dez índios foram feridos a bala ontem na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Eles participavam de invasão da Fazenda Depósito, de Paulo César Quartiero, que também é prefeito do município de Pacaraima. A região concentra os conflitos pela posse do 1,7 milhão de hectares da reserva. Às 5 horas, um grupo de 103 indígenas iniciou a ocupação de uma parte da fazenda afastada da sede. Em pouco tempo, construíram quatro malocas com palha e madeira. Dois funcionários de Quartiero chegaram ao local com motos e ordenaram a saída dos índios.
Diante da negativa, foram embora e retornaram com mais quatro empregados, em três motos e uma caminhonete. A partir daí há duas versões: segundo Júlio Macuxi, coordenador de Programas do Conselho Indígena de Roraima, os funcionários "já chegaram atirando, sem dar chance de defesa às vitimas". Já os empregados disseram que foram atacados com flechas quando tentaram retirar os índios, por isso reagiram. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso.
Justiça: O governo de Roraima protocola hoje no Supremo Tribunal Federal medida cautelar contra a demarcação da reserva. Há pouco menos de um mês, a Corte suspendeu a retirada dos não-índios da área.


Jornal do Brasil
"Trânsito melhora sem caminhões"
O início da proibição de tráfego de caminhões no horário de rush aumentou em 20% a mobilidade nas ruas da Zona Sul e do Centro, segundo a prefeitura. Muitos caminhoneiros ignoravam a medida e viram-se surpreendidos: de manhã, 177 foram multados e 200 ficaram retidos nas barreiras da Guarda Municipal - a principal, na Avenida Francisco Bicalho, virou parada de veículos de carga. Entre os transportadores, há temor de desemprego e de desabastecimento. Distribuidores de bebidas conseguiram liminar liberando a passagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu