Jornalismo

O dossiê é importante?

Alon Feuerwerker
Há todo um debate sobre se é ou não importante o episódio do dossiê palaciano com informações supostamente constrangedoras achadas nos registros das despesas do então presidente Fernando Henrique Cardoso e da mulher dele, Ruth. Bem, o jornalismo cuida do que é notícia. E notícia é algo que tem, obrigatoriamente, atualidade e interesse geral. E uma coisa que tem interesse geral deve ser importante, não é? Por outro lado, nem tudo que é importante tem o mesmo interesse geral.
Mas será que o caso do dossiê tem interesse geral? Como definir “interesse geral”? Um parâmetro possível são as situações que poderiam acontecer a qualquer um. A queda de um avião no interior da Mongólia é tão importante quanto a queda de um avião na Amazônia brasileira. Mas para nós, brasileiros, o segundo evento é certamente bem mais notícia. Já que é mais provável um leitor de jornal no Brasil estar —ou conhecer alguém que está— num avião que se acidente nas cercanias de Manaus do que numa aeronave que se estatele perto de Ulam Bator.
O caso do dossiê tem interesse geral porque a sociedade brasileira tem o direito e a curiosidade de saber se a manipulação partidariamente orientada de dados reservados em poder da administração federal, guardiã de informações de estado, é 1) política de governo ou 2) resultado da ação insensata de algum amalucado (ou amalucados) com crachá do Palácio do Planalto.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu