Educação

SENAR instala Curso de Alfabetização em Ubatuba

Alunos precisam da passagem

Equipe do STTR para o Curso de Alfabetização
A proposta do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba - enviada ao SENAR no ano passado para instalação de duas classes de alfabetização no Litoral Norte, que é base do STTR, foi aceita em parte e esse ano já temos uma classe de alfabetização em Ubatuba.

A outra classe, que ficou para o próximo ano, será destinada aos trabalhadores da SERRAMAR, onde o setor de recursos humanos apontou ao STTR o analfabetismo como uma das causas da excessiva mobilidade da mão-de-obra entre os empregados rurais.
A procura pelo curso de alfabetização surpreendeu os encarregados da organização do curso, que não supunham haver tantas pessoas sem escolaridade em Ubatuba e analfabetos funcionais.
Mas o sindicato está encontrando uma dificuldade.
Os alunos não têm recursos para arcar com os custos de R$ 4,40 por dia da passagem e o SENAR, que é do Sistema SESC, SESI, SEBRAE, etc. não pode cobrir despesas com passagens para estudantes. Os alunos inscritos e os responsáveis pelo curso estão mantendo acesa a esperança de uma solução, mesmo porque tanto o secretário municipal de Educação como o prefeito Eduardo Cesar estão se empenhando em conseguir uma solução.

Enquanto isso, "passamos o chapéu" como se diz na gíria e pedimos padrinhos para nossos alunos. A Câmara Municipal e a empresa ‘Cidade de Ubatuba’ foram convidadas a participar como padrinhos.
Os Padrinhos ou Madrinhas têm direito de assistir a aula na sexta-feira e pode ser na hora do lanche. Assistir a aula com os afilhados é energia pura! O SILABÁRIO nas sextas-feiras vai incluir "Pa-dri-nho" Ma-dri-nha" "So-li-da-ri-e-da-de e "Amor", uma palavra só e única. Por enquanto, agradecemos o apoio de todos que já ajudaram e pedimos desculpas ao pessoal do PSF, sempre tão solidário, e aos médicos que nos deram força até indicando esse curso como uma forma de terapia para senhores e senhoras com diabetes e hipertensão, doenças agravadas pelo estresse da falta de convívio social.

"ESPERANÇA É O DEVER DO HOMEM", como já dizia o poeta Jorge Luiz Borges, é nosso lema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu