Editorial

Políticos, política e mídia

Sidney Borges
O Ubatuba Víbora nasceu com o propósito de incentivar o debate. Nasceu há quatro anos quando havia uma forte pressão pela continuidade. Diziam na cidade que a eleição era mera formalidade, estava de antemão decidida e que lutar contra a máquina era inútil. O Blog surgiu como contraponto à mesmice, um espaço destinado a arejar o ambiente. Deu certo até este ano, mas com a proximidade de nova eleição o tema político voltou a ser recorrente. Desde segunda-feira o e-mail da redação vem sendo preenchido por uma enxurrada de textos. Defesas apaixonadas e ataques devastadores homenageando a figura do senhor Prefeito. Recomendo calma aos escribas, sem ataques pessoais, não pega bem. E sem declarações de amor, também não pega bem. A credibilidade conquistada ao longo dos últimos quatro anos nos coloca à margem dos atores políticos. Eles passarão, nós continuaremos. E como é sabido, políticos são surpreendentes. Uma boa história sobre esses seres notáveis vem sendo contada ao longo dos anos pelo meu amigo Mylton Severiano, Myltainho, editor da revista Caros Amigos.
Myltainho começou no jornalismo como revisor da Folha, bico interessante para jovens do interior que iam a São Paulo fazer cursinho. O colegial de outrora abria a possibilidade de revisar jornais, quem estudava em escola pública sabia escrever corretamente e até conjugar verbos no subjuntivo. Myltainho entrou na Folha e o Brasil perdeu um engenheiro. Depois de algum tempo na revisão ele foi para as ruas aprender a ser repórter. Aprendeu tão bem que acabou designado para acompanhar o candidato à presidência da República Jânio Quadros.
Dia de comício na Vila Maria, periferia de São Paulo, onde viviam os marmiteiros, eleitores apaixonados de Jânio. Atrás do palanque o candidato sentado num degrau de madeira aguardava a vez. Nos preparativos farinha de milho, esmagada e espalhada nos ombros para simular caspa. No bolso um sanduíche de mortadela envolto em papel de embrulho. Na hora do show os cabelos eram despenteados e a caracterização estava pronta para a encenação que incluía uma vassoura contra a corrupção e a carestia.
Funcionou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu