13 de maio

'Os negros saíram da senzala para morar na favela', diz ministro

Para ele, negros ainda são vítimas da desigualdade 120 anos após assinatura da Lei Áurea.Mapa do IBGE mostra distribuição espacial da população afro-descendente

Do G1, em São Paulo
O calendário dos marcos históricos brasileiros comemora, nesta terça-feira (13), os 120 anos da assinatura da Lei Áurea. A lei, assinada pela princesa Isabel em 1888, extinguiu a escravidão da população negra no Brasil e consagrou um processo de lutas abolicionistas que, segundo o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, ainda não terminou. “Foi uma luta das mais belas ocorridas no Brasil, mas não teve medidas posteriores de cidadania para a população negra. O negro deixou a senzala para morar na favela”, diz o ministro.

Para Santos, a liberdade propiciada pela lei não veio acompanhada de condições de assistência e de terras para que os negros recém-libertos pudessem garantir seu sustento e de suas famílias. Atualmente, segundo dados da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), estão em processo de reconhecimento mais de 3,5 mil comunidades quilombolas, com um total de 1,7 milhão de negros ainda sem condições de moradia.
Leia mais

Nota do Editor - Estudos recentes mostram que Caetano Veloso tinha razão ao cantar: "eu sou neguinha". O DNA prova que somos todos neguinhas, isto é, Caetano é neguinha, eu sou neguinho, velho mas neguinho. Até os gauchos são neguinhos, do pastoreio, mas neguinhos. Neguinhos do pastoreio de bombachas. Esses tais estudos recentes mostram ainda que o homem que saiu da África era negro, ou seja, os primeiros homens eram negros. Usando lógica elementar dá para concluir que Adão era negro e como Adão é a cópia de Deus, podemos também concluir que Deus é negro. Eva provavelmente era uma bela mulata, foi feita da costela branca de Adão. Não dou os parabéns aos negros pelo dia da libertação, mas me uno a eles a lamentar a estupidez que foi a escravidão, modo de produção que atrasou o Brasil para todo o sempre. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu