Ubatuba em foco

Assunto candente

Corsino Aliste Mezquita
As folhas n° 50 do relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo –TCESP- exercício 2006, constamos observação que, acreditamos, “nunca antes” tenha sido feita para qualquer administração passada, de Ubatuba. É assunto candente. Observação quente. Denúncia pegando fogo. Não é invenção de meia dúzia. Criação da oposição. Está assinada pela autoridade dos auditores do TCESP.
Entre oito contratos existentes para análise, no Tribunal, os técnicos pinçaram um para exame. Foi o contrato sem número, da “Reforma da Praça Treze de Maio”. Registraram:
Data de assinatura, 30/05/06
Valor inicial, R$ 514.961,96.
Contratada: Gama Construções Civis, Engenharia Inc. e Comércio Ltda.
Prazo de Execução: 5 meses.
Observamos que esse prazo não foi respeitado e, segundo publicações da imprensa, ocorreram termos aditivos de prazo e preço.
Íntegra da constatação dos técnicos:
“Constatamos que o termo contratual estabelece o objeto reportando-se ao memorial descritivo(fls.1205/1221 do anexo VII) constante do edital de Tomada de Preços 09/06; que precedeu a avença.
Conforme se extrai às fls 1218 do anexo VII, constitui objeto contratual a construção de espaço da melhor idade.
Em visita ao local, a auditoria verificou que o citado espaço de melhor idade não foi construído.
Note-se que foi expedido termo provisório de recebimento (fls.1313 do anexo VII).”
Para melhor entendimento dos leitores não familiarizados com contrato de obras públicas esclarecemos:
-O memorial descritivo da obra é o guia para: o edital, a licitação, a contratação e a execução da obra.
-Todo o relacionado no memorial descritivo é contratado e deve ser executado.
-O memorial descritivo das reformas da Praça Treze de Maio, segundo o contrato analisado pelos técnicos do TCESP, previa A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DA MELHOR IDADE.
-“Em visita ao local, a auditoria verificou que o citado espaço da melhor idade NÃO FOI CONSTRUIDO”.
-Note-se que foi expedido termo provisório de recebimento. O que em outras palavras quer dizer que, foi medido, pago à empresa e considerado como feito. Os aloprados do Sr. Prefeito que fizeram o termo de recebimento lhe aprontaram essa. Temos ai uma mentira desossada pelo TCESP. Quantas outras existirão em outros contratos?. Isso que é: uso do dinheiro público com responsabilidade!!!.
Como qualificar essa mentira desossada pelos técnicos do TCESP?. Fraude grosseira e das grossas? Roubalheira? Apostar na impunidade? Confiar na leniência da Câmara Municipal? Não sabemos. Cabe ao leitor qualificar. O que sim sabemos é que, por essas e outras, o Município de Ubatuba está regredindo em atendimento à Educação, Saúde, Qualidade de vida, desenvolvimento patrimonial, infraestruturas etc. São realidades apontadas pelo relatório do TCESP, exercício 2006.


Demônios em ação

Não sabemos se essas constatações, evidências de mentiras e fraudes desossadas pelos técnicos-auditores do TCESP e tornadas públicas, por este e outros escribas, são a causa da perda de equilíbrio psíquico e social do Sr. Eduardo de Souza César que, em programa da rádio comunitária Gaivota (sublinhamos: RÁDIO COMUNITÁRIA GAIVOTA), dia 17-04-08, voltou a injuriar, difamar, caluniar, insultar, este escriba. Os que o ouviram lhe dedicaram frases nada abonadoras. Gostei de uma: “Totalmente descontrolado verbalizou todas as asneiras que lhe ditaram os piores demônios que se escondem no recôndito de sua alma perturbada”.
O Sr. Eduardo de Souza César está gastando tempo e energia demais em falações mentirosas, caluniosas, injuriosas, para denegrir cidadãos e negar a realidade presente e passada. Essas forças, tempo e empenho está devendo ao planejamento, a boa administração, a coordenação e o controle dos seus aloprados. Surtos de histeria e desequilíbrios nunca foram bons conselheiros de nenhum político. A realidade passada não se consegue negar com injúrias.
Para colaborarmos com a restauração do seu equilíbrio lhe sugerimos a leitura de: “Respeito à majestade e à cidadania”, “Acerola azedou Prefeito”, “Viva Franco de Ubatuba”, “Por que no te callas?”. Entre outros.
Viva Ubatuba!. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu