Política

O efeito borboleta!

1. Faleceu ontem aos 90 anos em Cambridge, nos EUA, o matemático Edward Lorenz, um dois pais da teoria do caos. Lorenz chamou de Efeito Borboleta sistemas físicos em que uma pequena mudança pode causar grandes transformações. Seu modelo matemático mostra como o ar se move na atmosfera e demonstra que pequenas variações nos valores iniciais das variáveis levam a resultados muito divergentes. Esta sensibilidade às circunstâncias iniciais é que veio a se chamar Efeito Borboleta.

2. O Efeito Borboleta adaptado à política significa que pequenos erros de origem em decisões políticas em governo, em parlamento ou de opinião pública, imperceptíveis durante um período inicial, podem ser a causa de desastres administrativos ou políticos algum tempo depois. Cabe aos analistas ou políticos olharem além da superfície e terem coragem para agir hoje, ao projetar cenários futuros, a partir de pequenos erros de origem, mas que tenham uma enorme força desviante.

3. O que muitas vezes parece um efeito sem causa, uma desestabilização meramente conjuntural, tem muitas vezes razões, claras para os que mergulham mais fundo e tem coragem de ir contra uma corrente de ar de superfície, meramente passageira, que faz onda, mas não define a maré. (Do ex-Blog do Cesar Maia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu