Informação lucrativa

Ouro negro

Anúncio de poço da Petrobrás pode virar caso de polícia

por Lilian Matsuura
Quem comprou ações da Petrobras por volta do dia 14 de abril não poderia ter feito melhor negócio. Quem vendeu, deve estar completamente arrependido. Em 24 horas, as ações subiram mais de 10% com a divulgação da informação de que a Petrobras encontrara reserva de 33 bilhões de barris de óleo no bloco conhecido como Carioca, na Bacia de Santos. Assim como quem não quer nada, a notícia foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, na tarde de segunda-feira (14/4) durante uma palestra, e causou alvoroço na Bolsa de Valores.
A descoberta seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, o que resultaria no terceiro maior campo de petróleo do mundo. O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, não confirmam a informação. “Não temos condições de confirmar o volume de petróleo do poço descoberto na Bacia de Santos”, declarou Gabrielli. Em nota, a estatal informou que o consórcio, formado pela Petrobras (45%), BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%), ainda não terminou o cronograma de exploração da bacia. E que uma possível descoberta será informada ao mercado “oportunamente”.

Leia mais

Nota do Editor - Na década de 1970 uma grande empresa jornalística vivia momentos de terríveis dificuldades financeiras. Tinha dívidas com bancos estrangeiros que superavam vária vezes o patrimônio. Em duas oportunidades o governo fez desvalorizações significativas da moeda, na época conhecidas como maxis. Quem tivesse conhecimento prévio de tais ações poderia lucrar muito. Após as medidas monetárias a empresa milagrosamente saldou os compromissos e saiu do vermelho. Como não posso provar a relação entre uma coisa e outra, me calo, mas sei que dinheiro não dá em árvore, embora os dólares sejam verdes. Em tempo, o chefe da grana na época era o atual conselheiro de Lula, Delfim Netto que sempre quis ser governador do "Estado de São Paulo". (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu