Eleições 2008


A partir da esquerda: Salvador Soares - Coordenador Regional do PT do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira; Maurício Moromizato, presidente do PT de Ubatuba e José Oliveira, assessor do deputado João Paulo Cunha.

Alianças políticas quase impossíveis

Sidney Borges
Ontem aconteceu uma reunião do PT com a finalidade de apresentar os pré-candidatos do partido à Câmara Municipal. O encontro contou com a presença de petistas ilustres e transcorreu em um ambiente de visível entusiasmo. Encerrados os trabalhos conversei com o coordenador regional do partido, Salvador Soares, que está otimista quanto às possibilidades do partido em outubro próximo. Obviamente a conversa versou sobre alianças, o PT tem uma militância aguerrida e conta com um pré-candidato promissor, respeitado entre os formadores de opinião e dono de discurso convincente. Com um dado importante a favor, não apresenta rejeição, o que aliado a uma boa campanha pode ser sinônimo de sucesso. E a campanha petista poderá surpreender, não é segredo a disposição de Lula em vencer, o que significa provável injeção de recursos. Como é de conhecimento até do mundo mineral, com dinheiro tudo fica mais fácil.
Salvador comentou sobre uma visita de Eduardo Cesar que recebeu recentemente. Na ocasião o prefeito se mostrou interessado em repetir a coligação da eleição passada, embora hoje o seu partido seja o DEM, (antes era o ex-PL, atual PR) ferrenho opositor do governo petista. Há apenas uma restrição para coligações do PT com o DEM ou com o PSDB. Não podem acontecer em cidades onde há campanha televisiva, o que não é o caso de Ubatuba.
Salvador continuou a conversa dizendo que Eduardo Cesar acenou com ofertas significativas ao PT, chegou a falar em vice-prefeitura e citou nomes ilustres da esquerda nacional que seriam seus amigos. O coordenador finalizou dizendo que do ponto de vista político todas as possibilidades devem ser consideradas, mas o PT obedece rigorosamente a vontade das bases. No caso de alianças municipais quem decide é o presidente do partido local.
Posto isto fiz uma pergunta ao presidente do PT de Ubatuba, Maurício Moromizato, pré-candidato a prefeito:
- Existe possibilidade do PT se coligar com o DEM e você sair como vice de Eduardo Cesar?
A resposta foi lacônicamente oriental:
- Não.
Continuei:
- E se Eduardo Cesar quiser ser seu vice?
- Também não.
Aproveitei para finalizar sem querer provocar, mas provocando:
- O que você faria se recebesse uma ordem superior impondo a coligação?
Depois de alguns segundos de reflexão, Maurício encerrou a entrevista:
- Isso é impossível em se tratando do PT, onde existe democracia, mas para não deixar você sem resposta eu digo que abandonaria a política. Não dá liga, somos como água e óleo, líquidos imiscíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu