Dengue

Saúde faz corpo a corpo com prefeitos contra a dengue

Seis mil kits são distribuídos para reforçar importância da prevenção

AGENCIA SAUDE
AGENCIA.SAUDE@saude.gov.br
O Ministério da Saúde faz nesta terça-feira (15/04), em Brasília, um corpo a corpo com os prefeitos participantes da XI Marcha em Defesa dos Municípios. Em estande montado no Hotel Blue Tree, local do evento, estão sendo distribuídos cerca de seis mil kits com informações que destacam a importância dos prefeitos na prevenção e controle da dengue.
Cada kit é composto por uma carta do ministro José Gomes Temporão e por um folder que traz na capa a mensagem “Sr. Prefeito, proteja seu município contra a dengue”. Na carta (veja íntegra abaixo), o ministro cita a epidemia no Rio de janeiro para lembrar que com a dengue não se brinca. “Quando se trata da dengue, 2009 já começou. Por isso, é importante realizar ações em conjunto para afastarmos definitivamente esse perigo que ameaça a todos e que atinge com muito mais força nossos idosos e crianças”, diz um trecho.
A Carta de Temporão aos prefeitos destaca que a dengue deve ser combatida todos os dias e afirma ainda que cada município é muito importante nesta luta. O ministro aproveita para pedir aos prefeitos que liderem mobilizações contra a dengue em suas cidades. “Assuma este compromisso, converse com os líderes comunitários do seu município, com os empresários, líderes religiosos, agentes de saúde da família, professores e demais representantes da sociedade civil. Incentive a organização de mutirões e a formação de brigadas de combate à dengue. Destaque um grupo especial de bombeiros para realizar buscas aos focos da dengue. Crie outras ações. Vale tudo para afastarmos o mosquito transmissor”, diz a carta.
Os folderes distribuídos aos prefeitos trazem dicas de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, entre elas a de manter a caixa d’água completamente fechada; não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje e guardar garrafas sempre de cabeça para baixo. Além disso, os folderes trazem um texto (veja íntegra abaixo) que defende uma articulação entre os governos e a sociedade para vencer a dengue.
“O controle da doença só acontece com a eliminação dos criadouros dos mosquitos. Para isso, é necessário que governos e sociedade trabalhem em conjunto. A atuação dos prefeitos é fundamental para evitar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Também é importante que cada prefeito estruture o Programa Municipal de Controle da Dengue, que, entre outras ações, prioriza o trabalho de agentes de saúde responsáveis pelas visitas domiciliares preventivas e educativas junto à comunidade”, diz a mensagem.

Íntegra da carta do ministro da Saúde aos prefeitos:

Sr.(a) Prefeito(a),

A recente experiência da epidemia da dengue no Rio de Janeiro mostra que com esta doença não se brinca. Quando se trata da dengue, 2009 já começou. Por isso, é importante realizar ações em conjunto para afastarmos definitivamente esse perigo que ameaça a todos e que atinge com muito mais força nossos idosos e crianças.
Cada município é muito importante nesta luta. O Governo Federal precisa contar com a sua liderança e capacidade de mobilização para combater esta doença, pois cada movimento contra a dengue é mais uma vitória nesta verdadeira guerra contra o mosquito. E, neste sentido, a sua participação como líder é fundamental.
Com vontade e determinação, muito ainda pode ser feito para envolver a população nesse combate. Quanto mais informação, melhor. Lembre-se que a dengue deve ser combatida TODOS OS DIAS, não se pode descuidar. A vigilância deve ser constante.
Assuma este compromisso, converse com os líderes comunitários do seu município, com os empresários, líderes religiosos, agentes de saúde da família, professores e demais representantes da sociedade civil. Incentive a organização de mutirões e a formação de brigadas de combate à dengue. Destaque um grupo especial de bombeiros para realizar buscas aos focos da dengue. Crie outras ações. Vale tudo para afastarmos o mosquito transmissor.
Tenho certeza de que, com a sua ajuda, e com cada um fazendo a sua parte, venceremos esta doença. Lembre-se: a dengue é um problema de todos nós.

Atenciosamente,

José Gomes Temporão
Ministro da Saúde

Comentários

Anônimo disse…
Lembrem-se:O ministro da saude é um problema de todos nós...

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu