Cultura

Aprendendo a cantar na Fundart

Ernesto F. Cardoso Jr.

As considerações a seguir, vêm a propósito da abertura de uma oportunidade única e jamais havida em nossa cidade de podermos constituir uma “OFICINA DE CANTO” profissional, de alta técnica, capaz de desenvolver pequenas e imperfeitas vozes em grandes e bem formadas expressões da fala e do canto, seja este de que classe for - popular, lírico, coral, secular ou religioso, etc.
Como todos sabem, uma das principais características do estágio evolutivo do ser humano que o distingue dos demais seres vivos é sua capacidade de falar e cantar, em nível único de compreensão, inteligência e capacidade de comunicação..
Não são ignorados, nesta assertiva, os variados sons e ruídos que outros seres vivos emitem, pelos quais se comunicam entre si e com o meio que os envolve. A fala e o canto humanos, todavia, são únicos em significado, abrangência cognitiva e perfeição.
Cientes desta superioridade, falamos e cantamos constantemente, utilizando esta faculdade de comunicação para as múltiplas atividades da vida social. Todavia, poucos percebem, ou sabem, que o uso da voz, para que se utilize o melhor de sua eficiência e beleza, não se restringe à garganta. Não falamos apenas pela garganta, pois, isoladamente, não emitiria som algum, se não estivesse conjugada a vários outros órgãos, funções e posturas do organismo humano.
São exemplos claros desta evidência os instrumentos musicais de sopro, desde o órgão de tubos acionado, em parte, por fluxos induzidos de ar, até os demais instrumentos sonorizados, em parte, pelo sopro humano. Em si, inertes, os tubos multiformes desses instrumentos não produziriam som algum e tampouco, só acionados por sopro, produziriam sons distorcidos e ininteligíveis, exatamente como se dá com a garganta humana.
Nossa fala e nosso canto, portanto, emanam, isto sim, de um conjunto de “peças’ orgânicas a que damos o nome de Aparelho Fonador que é assim constituído: Aparelho Respiratório, Laringe, Pregas Vocais (cordas), Ressonadores (cavidade nasal, cavidade craniana, cavidade toráxica, cavidade bucal), Faringe e os Articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca) palato mole, dentes e mandíbula)
Este numeroso conjunto de “peças”, mais numeroso e complexo que o “conjunto fonador” de qualquer instrumento musical, deve conscientizar-nos de quão pouco e quão mal sabemos utilizar nosso aparelho fonador, tanto para a fala, como para o canto, suas duas funções.
Acresce que o intenso falar, ou cantar, demanda enorme dispêndio de energia, tanto maior quanto mais inadequada for a utilização, em conjunto, de todas estas “peças” que participam, conscientemente ou não, deste admirável processo de comunicação que integra o homem em si mesmo, na sociedade e no universo que o envolve.
Retornando ao início, temos o prazer de comunicar que a FUNDART – FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA, passará a contar a partir de 05 de maio próximo, com mais um curso dentro do Grupo Setorial de Música, que será a OFICINA DE CANTO, sob a direção da cantora lírica Mezzo Soprano Mariana Cioromila, artista de renome, com ampla formação técnica musical na Romênia, Áustria, Alemanha e outros países, havendo desempenhado papéis em mais de 60 óperas, nos palcos dos mais renomados teatros de Ópera, contracenando com consumados cantores, a exemplo de Plácido Domingo e José Carreras - dentre os mais conhecidos do público, havendo conquistado prêmios pessoais de distinção em concursos de canto na Europa e América do Sul e que, por uma dessas coincidências raras, veio fixar residência em Ubatuba, a despeito de continuar circulando artìsticamente por São Paulo, Campinas (onde estará se doutorando pela UNICAMP), além de outros centros musicais.
A FUNDART, no dia 08 de março último, celebrando o Dia Internacional da Mulher, apresentou, em ”premiére”, a mezzo soprano Mariana Cioromila cantando árias operísticas e números de música clássica, ocasião em que o público presente pode avaliar a beleza de sua voz, a perfeição de sua interpretação e o completo domínio da técnica, que a todos encantou.
A OFICINA DE CANTO ora anunciada, sob a direção de MARIANA CIOROMILA, está com matrículas abertas na FUNDART, sendo que as aulas individuais, a preços acessíveis, se darão às Sextas, Sábados e Segundas Feiras. Todos os interessados serão bem vindos, na certeza de que saberão avaliar esta oportunidade ímpar que se oferece ao público desta cidade e das cidades vizinhas, amante da música, especialmente do canto educado.
Para matricular-se na Oficina de Canto da FUNDART é necessário preencher a ficha de matrícula na sede. Para maiores informações os telefones são: 3833-7000, ou 3832-7733 (horário comercial) com as telefonistas/recepcionistas, ou com o Coordenador de Eventos e Cursos, José Roberto, ou pelo e-mail
eventosecursos@fundart.com.br.
Ernesto F. Cardoso Jr.
Coordenador do Grupo Setorial de Música
FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu