Central Nuclear



Geradores de vapor de Angra1 chegam à Central Nuclear

Gloria Alvarez

Na madrugada do dia 07/04/08, o segundo gerador de vapor (GV) da Usina Angra 1 chegou à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ). As duas peças, de 343 toneladas cada e 21m de comprimento x 4,5m de diâmetro, foram fabricadas pela Nuclep, em Itaguaí (RJ), e estão viajando desde o dia 1º por terra e por mar. Uma carreta especial com 12 eixos e 12 rodas em cada eixo foi utilizada para os quatro quilômetros de transporte terrestre, da fábrica ao Terminal Marítimo da Nuclep, onde se encontrava uma balsa de 50m de comprimento x 16m de largura, que seguiu até a Central Nuclear.
O investimento foi de R$ 569 milhões, englobando aquisição, análise de segurança, licenciamento, substituição e armazenamento. A Nuclep foi responsável pela fabricação dos equipamentos, cabendo à empresa francesa Areva NP a engenharia, a aquisição dos materiais e a assistência técnica na fabricação. A Westinghouse foi a empresa contratada pela Eletronuclear, mediante licitação, para realizar os serviços de substituição, previstos para iniciar em setembro deste ano.
Os GVs são equipamentos responsáveis pela produção do vapor saturado seco para movimentar as turbinas geradoras de energia elétrica. A substituição dessas peças, em Angra 1, foi uma decisão tomada pela Eletronuclear, depois da identificação da predisposição para desgaste da liga metálica utilizada nos tubos dos equipamentos, o que exigia freqüentes testes de sua integridade. O mesmo problema também foi encontrado em outras usinas nucleares no mundo. Oitenta e cinco delas já realizaram substituições semelhantes e, até 2011, outras 20 usinas, incluindo Angra 1, farão a troca destes equipamentos.
A instalação dos novos equipamentos levará cerca de quatro meses de trabalho ininterrupto. Com a Usina desligada, será feita uma abertura provisória na parede do edifício do reator, por onde sairão os antigos GVs e entrarão os novos. Dispositivos especiais serão utilizados para o içamento e transporte destes equipamentos. Os antigos GVs serão armazenados, de maneira segura, no Depósito Inicial dos Geradores de Vapor, no próprio sítio da Central Nuclear, em Angra dos Reis. O local reunirá condições ambientais adequadas e, por estar próximo da usina, oferecerá facilidade e segurança para o transporte.
Em preparação para a substituição dos dois GVs, Angra 1 está realizando uma parada programada, tendo sido desligada do Sistema Elétrico Brasileiro no dia 16 de fevereiro, com previsão de retorno à operação no próximo dia 16 de abril. Neste período, os técnicos das Eletronuclear estão realizando a instalação de estruturas temporárias, além de medições, marcações, verificações nos equipamentos e, adicionalmente, a inspeção dos GVs em operação.
Gloria Alvarez / Assessora Técnica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu