Carros

Tributo ao passado

Marcelo Oliveira
A primeira viagem de automóvel no Brasil foi realizada pelo conde francês Lesdain. De posse do seu Brassier de 16 cavalos, ele saiu do Rio de Janeiro no dia 10 de março de 1908 e chegou a São Paulo no dia 12 de abril. O percurso total foi de 700 km, realizado em 33 dias. Em seguida, o conde repetiu a façanha fazendo um trajeto de São Paulo até Santos. A viagem iniciou-se no dia 16 de abril e foi encerrada no dia seguinte.
Para celebrar os episódios, o Automóvel Clube do Brasil irá organizar um desfile com 100 automóveis clássicos e antigos para repetir a trajetória executada por Lesdain. O grupo sairá do Rio de Janeiro rumo a São Paulo no dia 12 de abril. No dia seguinte, o comboio seguirá para Santos por meio da rodovia Anchieta. Em seguida, partirá para a descida da Serra do Mar, com apresentação individual dos veículos participantes, e chegará a Santos, onde os automóveis ficarão expostos no centro velho da cidade. No local, haverá também o lançamento do livro que narra a história da primeira viagem São Paulo-Santos, na Casa de Frontaria Azulejada. Todo o percurso receberá o apoio técnico da Ecovias.
No mesmo dia, o grupo retornará a capital paulista para integrar-se aos outros 200 veículos que já estarão posicionados no pavilhão de exposições do Centro Imigrantes, localizado no km 1,5 da rodovia dos Imigrantes.
A exposição estará aberta ao público das 10 às 21h. O valor da entrada é de R$ 10. Crianças com até seis anos não pagam. Estudantes (somente de posse de documentação que comprove o vínculo com alguma instituição de ensino), aposentados e crianças com idade até 12 anos, pagam meia entrada.

marcelo@textoassessoria.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu