Tudo azul

A dívida interna continua crescendo

Em fevereiro, a dívida pública federal total cresceu 2,6% em relação ao mês anterior, e a dívida mobiliária interna cresceu 3,2%. O crescimento de R$ 38,1 bilhões da dívida interna que representa 92,3% do total da dívida pública mostra claramente as dificuldades do Tesouro para administrar um déficit nominal ainda elevado.
A evolução da dívida externa, que depende muito da flutuação do câmbio e representa apenas 7,67% do total da dívida, não representa grande problema. O maior é o da dívida interna. (Estadão)

Nota do Editor - O Ubatuba Víbora vem alertando para o fato e até micos-leões dourados de áreas quilombolas da Mata Atlântica de tantas ongs já sabem. Dívida de verdade é a interna. A nota acima saiu no editorial de Economia do Estadão. Há alguns dias o presidente Lula comemorou o fim da dívida externa. Atirou na parte visível do iceberg, a platéia aplaudiu, o Titanic finalmente poderia navegar sem riscos. Ledo engano, Lula matou uma das cabeças da hidra, há outras à espreita. Negociar a dívida interna é prioritário, sem tal providência não haverá dinheiro para a infra-estrutura e tudo o que for conseguido nestes tempos de mar azul desaparecerá na primeira tempestade. Quero ver Lula ter coragem de afrontar os bancos. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu