Pensata

Natureza política

Aldemir Góes – PTB/Ubatuba

O homem é um animal social e político por natureza que tem necessidade de conviver em sociedade, de promover o bem comum. Todo partido político se estabelece tendo como finalidade o bem comum. A comunidade política forma-se naturalmente pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem. É a maneira mais direta para exercer a cidadania.
Mesmo sendo motivada pelos mais profundos valores éticos e morais, a ação política é antes de tudo, uma ação dotada de racionalidade. Em outras palavras, ainda que o político seja movido por um forte desejo pessoal de defender uma determinada causa, sua ação deve estar sujeita a determinados “cálculos”, que vão lhe fornecer uma tentativa de antecipar os resultados desta ou daquela atitude.
Tais cálculos visam fornecer respostas para ações concretas como, o melhor momento de declarar sua posição com relação a assuntos de interesse do seu eleitorado, ou a dose adequada de crítica a um adversário político, ou ainda, qual o adversário principal e qual o potencial aliado, etc. Todas estas ações são, ou pelo menos devem ser tomadas a partir da racionalidade do jogo político e não baseada apenas em juízos pessoais ou individuais. Isso não significa dizer que a política é um jogo frio, constituída por atores que buscam apenas assegurar a conquista de seu objetivo final, que, em última instância, é a conquista do poder. Significa dizer que a política é um jogo com regras específicas, não apenas as regras legais e formais, mas também, e principalmente, as regras ocultas em uma região de pouca visibilidade, e que só podem tornar-se visíveis à luz de muita ética e de muita hombridade.
Política é o exercício de poder, o poder está onde há força, a força está com aquele ou aqueles que conseguem influenciar de maneira honesta o comportamento do outro ou outros. A influência honesta está longe de ser uma ditadura velada, onde a força é imposta sob a forma de ameaças a opositores. O conflito de idéias é inevitável, afinal nossa sociedade pluralista o acata. A sociedade democrática precisa saber trabalhar esse conflito a partir da discussão, do confronto, buscando a possibilidade de superação. Numa verdadeira democracia a informação deve circular livremente, sem privilégio de um grupo ou de uma classe, permitindo que todos os setores da sociedade possam ser legitimamente representados.
A verdadeira relação política nasce da relação entre as pessoas não pelo que umas possam ser úteis a outras, mas através da amizade, da confiança. Entretanto essa relação está sujeita aos riscos de engano e desvios.
Aceitar a diversidade de opiniões, o desafio do conflito e a grandeza da tolerância é exercício de maturidade, e sempre permanece em muitos a tentação da homogeneização dos pensamentos e ações.
Eu ainda acredito na politização das pessoas para que possa existir a VERDADEIRA POLÍTICA e não esse sistema CORRUPTIVISTA, COVARDE, MENTIROSO,e INDIVIDUALISTA, criado a custa de BOATOS E FOFOCAS, que está impregnado em nossas cidades, estados e país.
"Estamos condenados a ser livres, pois temos que fazer escolhas e toda escolha implica necessariamente em renúncia." (J.P.Sartre)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu