Manchetes do dia

Sexta-feira, 28 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Principal assessora de Dilma montou dossiê contra FHC"
Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, ordenou levantamento de despesas - Partiu da secretária-executiva da Casa Civil, braço direito da ministra Dilma Rousseff, a ordem para a organização de um dossiê com todas as despesas realizadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sua mulher Ruth e ministros da gestão tucana a partir de 1998. O banco de dados montado a pedido de Erenice Alves Guerra é paralelo ao Suprim, o sistema oficial de controle de despesas com suprimentos de fundos do governo. O governo nega tratar-se de um dossiê. A interlocutores Erenice se responsabiliza pela decisão de organizar processos de despesas de FHC, isentando a chefe de ter tomado a decisão. Ela é conhecida como "faz-tudo" de Dilma, sendo a funcionária mais próxima da ministra que Luiz Inácio Lula da Silva vê como presidenciável para 2010. Quando o trabalho começou a ser feito, corriam as negociações no Congresso para investigar gastos com cartões corporativos do presidente Lula. Por pressão de governistas, as investigações recuariam ao período de governo tucano. O banco de dados avançara sobre parte do material guardado no arquivo morto, num dos prédios anexos do Planalto.


O Globo
"MST é condenado por desvio de verbas de alfabetização"
A Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), entidade controlada pelo MST, foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 4,4 milhões ao governo federal. O dinheiro fora repassado pelo Ministério da Educação para a alfabetização de 30 mil jovens e adultos e a formação de dois mil alfabetizadores em assentamentos. Após auditoria e processo, o TCU concluiu que a entidade repassou dinheiro para secretarias regionais do MST, o que é ilegal, e também não conseguiu comprovar que deu os cursos de alfabetização. Foi considerado ilegal ainda o gasto de R$ 159 mil em diárias para participantes de um seminário. A Anca nega irregularidades.


O Estado de São Paulo
"BC já prevê inflação acima da meta do ano"
O Banco Central (BC) elevou as expectativas de inflação de 4,3% para 4,6% em 2008 e intensificou a ameaça de elevar a taxa de juros para conter o aquecimento da economia e as pressões inflacionárias. Pela primeira vez desde 2005, a estimativa para o IPCA supera o centro da meta, que é de 4,5%, levando a cúpula do BC a sugerir que está próxima de seguir o caminho de outros bancos centrais no mundo que subiram os juros.


Jornal do Brasil
""Bush, meu filho, resolve tua crise""
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem, na abertura do Fórum Brasil-México, que ligou para o colega americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos EUA. "Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise. Empolgado com os indicadores da economia brasileira, dentre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu