Manchetes do dia

Sexta-feira, 07 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Colômbia e Equador trocam ameaças depois de acordo"
Mesmo após a resolução de conciliação aprovada na última quarta-feira na Organização dos Estados Americanos (OEA, em Washington), Quito e Bogotá mantiveram ontem o tom de confronto, indicando um longo caminho para a diminuição da tensão regional. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, autorizou a divulgação do conteúdo de uma conversa que teve na quarta-feira à noite com jornalistas. Na conversa, relatou a Associated Press, ele se recusou a garantir que suas tropas não entrarão novamente no Equador ou na Venezuela - disse que precisaria antes de garantias de que os governos desses países não abrigam integrantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Uribe afirmou que a operação que desencadeou a crise -o ataque no Equador que resultou na morte do número dois das Farc, Raúl Reyes, no último sábado foi justificada, dada a suposta "inação" de Quito quanto à presença do grupo. Ele disse ainda que não avisou o presidente do Equador, Rafael Correa, antes do ataque porque tem certeza de que a operação "teria falhado".


O Globo
"Expulsão de brasileiros abre crise com Espanha"
A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou "profundo desagrado" em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido numa sala do aeroporto e terá de voltar ao Brasil. Entre eles há dois alunos de mestrado do Iuperj que estavam em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.


O Estado de São Paulo
"Espanha deporta 20 e Brasil ameaça retaliar"
A Espanha deportou ontem 20 brasileiros retidos na véspera ao desembarcarem no aeroporto de Madri. O grupo inclui dois estudantes de pós-graduação que estavam a caminho de Lisboa, onde participariam de um congresso de ciência política. Os pais de Pedro Luiz Lima, um dos universitários deportados, disseram que, segundo relato do filho por telefone, os brasileiros foram submetidos a maus-tratos e chamados de "cachorros" por um policial espanhol. O Itamaraty reagiu ameaçando deportar cidadãos espanhóis que chegarem ao Brasil. Em nota oficial, afirmou que a Espanha teria dispensado aos brasileiros tratamento "incompatível com o bom nível de relacionamento entre os dois países". O embaixador da Espanha, Ricardo Peidró, foi convocado a dar explicações e disse que não há preconceito contra brasileiros. Alegou que seu país está só aplicando diretrizes definidas pela União Européia para a chegada de estrangeiros.


Jornal do Brasil
"Proteção máxima para Lula na favela"
A visita do presidente Lula às três maiores favelas do Rio, no lançamento do mais ambicioso programa do país de intervenção urbana em áreas carentes, exigiu um verdadeiro aparato de guerra. Lula será acompanhado por 1.200 militares reforçando a segurança no Complexo do Alemão, na Rocinha e em Manguinhos. O general Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, esteve por duas horas no Alemão. Na Cidade de Deus, que não será beneficiada pelas obras do PAC, moradores queimaram carros em protesto pela morte de Michele da Solca Lima, baleada quando lavava roupas em casa. A PM é responsabilizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu