Manchetes do dia

Quarta-feira, 05 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Bush apóia Colômbia e ataca Chávez"
Criticado na América do Sul por ter invadido o território do Equador na operação em que foi morto o número 2 das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, no sábado, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, recebeu ontem o apoio do seu principal aliado no continente, o americano George W. Bush. No seu primeiro pronunciamento oficial sobre a crise regional desencadeada pela operação, Bush declarou "completo apoio" a Uribe, frente ao que chamou de "manobras provocadoras" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez -que no domingo anunciou o envio de tropas para a fronteira com a Colômbia e advertiu Bogotá de que haveria guerra se o mesmo acontecesse em território venezuelano. Bush disse que os Estados Unidos"se opõem a qualquer ato de agressão que possa servir para desestabilizar a região andina". "A mensagem de nosso país ao presidente Uribe e ao povo colombiano é que estamos do lado de nosso aliado democrático", declarou o presidente dos EUA, agradecendo Uribe por "sua forte liderança na luta contra as Farc". Como mostra de apoio à Colômbia, ele pediu ao Congresso para aprovar o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os dois países, assinado em 2006 e nunca ratificado. Segundo Bush, a não aprovação do acordo daria "asas aos demagogos". As declarações do presidente americano foram feitas após uma conversa telefônica com Uribe, no início da tarde.


O Globo
"Venezuela fecha fronteira; Uribe vai processar Chávez em Haia"
Em reação às denúncias de ligações de seu governo com as Farc, o presidente Chávez mandou fechar as fronteiras com a Colômbia, sua principal parceira comercial no continente, e mobilizou mais tropas. O presidente Uribe anunciou que processará Chávez no tribunal internacional de Haia, por "patrocínio e financiamento de genocidas". O Equador exortou a OEA a condenar o governo Uribe. A Colômbia pediu desculpas, mas reafirmou as acusações.


O Estado de São Paulo
"Colômbia alega na OEA que agiu contra o terror"
O governo colombiano usou ontem o argumento de guerra ao terror para justificar o bombardeio a um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. Durante reunião de emergência da Organização dos Estados Americanos (OEA), representante da Colômbia citou as mesmas resoluções da ONU utilizadas pelos Estados Unidos para tentar legitimar a ofensiva contra o Afeganistão depois dos ataques do 11 de setembro. O presidente do Equador, Rafael Correa, chegou ontem ao Brasil em busca de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o presidente Hugo Chávez fechou a fronteira da Venezuela com a Colômbia e enviou 10 mil soldados para a região.


Jornal do Brasil
"Receita fecha o cerco a 37 mil contribuintes"
Começa, a partir de segunda-feira, uma megaoperação da Receita Federal para combater sonegação fiscal de aproximadamente 37 mil contribuintes. O primeiro lote de 2.634 notificações revela perdas de aproximadamente R$ 1 bilhão. O prejuízo é referente ao Imposto de renda (IR) devido e multa acrescida de juros. Oficializada a convocação, os contribuintes perderão a chamada "espontaneidade" de emissão da declaração do IR - já não poderão, então, apresentar correção nos números investigados. Na cobrança aos sonegadores, a Receita aplicará multas que variam de 75% a 150% sobre o valor devido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu