Justiça lenta, lenta, lenta...

Julgamentos intermináveis, com direito a recursos de longo prazo...

Sidney Borges
O processo que envolve notáveis da cidade e que se arrasta na Justiça há anos acabou sendo motivo de reflexão e boas risadas ontem. Encontrei no Fórum um correligionário do Prefeito, réu no processo que ontem ouviu apenas testemunhas. Fiz uma brincadeira, o interlocutor tem senso de humor, coisa rara entre seus pares. Afirmei:
- Seu garoto vai ser condenado.
Ele me pegou no braço e caminhamos rumo ao bebedouro, fazia um calor senegalesco, quase insuportável. A resposta ao pé do ouvido:
- É provável, mas você há de concordar que não podemos julgar, um dia na vida todos fizemos alguma coisa errada, o motivo do processo pode ser creditado à inexperiência da juventude, fase em que agimos sem medir conseqüências.
Em tese está correto, aproveitando o momento em que meu amigo se auto-aplaudia pela frase feliz, fiz uma provocação:
- O problema é que um erro primário pode acarretar perda de direitos políticos.
A resposta veio pronta e perfeita:
- Certamente, mas daqui a quinze ou vinte anos, quando parte dos envolvidos terá morrido e outros estarão aposentados e alguns com demência senil, coisa que já apresentam hoje. Como perder o que não temos ou usamos pode ser uma punição? Combinamos um café para qualquer dia desses. Em segredo, em Ubatuba as fofocas voam...

Comentários

Anônimo disse…
Caro Prof. Sidney,
Certíssima a sua opinião e a de seu interlocutor. Há Advogados q advogam e advogados q fazem barulho e/ou...!?, como Promotores de Justiça e promotores públicos ou...!?, Juízes q julgam e juízes q cumprem expediente e/ou...!? Ninguém é infalível, seja quem for e todos cometem erros. Enfim, há uns e outros. Tão certo como dívida contraída é para ser administrada, processo desfavorável é para ser enrolado. Assim como há causídico e rábula q gostam de contar historinha e fazer BO para pedir justiça, ignorando por completo o fundamental q é o DIREITO. E viva o BRASIL, com gente q vota em Lula, q apoia o Chaves e o Morales.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu